UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Ana Paula Ribeiro Neres
Titulo A Qualidade do Ensino em uma Escola Pública Estadual: Um estudo das práticas da equipe gestora
Orientador(a) Profª Drª Sueli Aparecida Itman Monteiro
Data 26/08/2014
Resumo O presente estudo foi elaborado com a pretensão de conhecer e apreender o fazer cotidiano de uma escola pública considerada com alto nível de qualidade, a metodologia utilizada foi a do estudo de caso com enfoque etnográfico, metodologia esta que permite traduzir em palavras, os contextos e processos sociais do grupo estudado, sem prejuízo de sua complexidade e dinâmica natural. Dado, este propósito, a pesquisa de campo foi realizada numa escola da rede pública estadual de São Paulo, localizada no interior do estado e que atende os anos finais do ensino fundamental e ensino médio, por um período de 09 (nove) meses, de 13/03/2013 à 13/12/2013, totalizando pouco mais de 300 (trezentas) horas de observação participante. Por meio da observação participante, principal recurso da metodologia escolhida, análise de documentos oficiais e análise quantitativa das respostas dadas pelos pais e alunos no questionário socioeconômico e cultural do SARESP 2013, atreladas a uma apreciação e estudo atento das características organizacionais da escola estudada (estrutura física, estrutura administrativa e estrutura social) foi possível a compreensão de possíveis características e manifestações que tornaram esta escola uma referência na região, com altos índices de aproveitamento nas avaliações externas e valorização da comunidade escolar.

Palavras-chave: Educação escolar. Educação de qualidade. Gestão escolar. Escola pública.

ABSTRACT
This research was designed with the intention to come to know and to learn the everyday life of a public school that meets high level of quality standard. The methodology used was the Ethnographic Case Study Approach, which permits to put into words the chosen group's context and social processes, taking in consideration its complexity and natural dynamic. The fieldwork was done at a public school of the State of São Paulo that teaches from the 6th grade of Middle School to the Senior of High School and it is located on the west side of the state. The fieldwork was completed in 9 (nine) months, from March 13 to December 13 of 2013 and 300 (three-hundred) hours was dedicated in participant observation. Through the participant observation, most important tool of the methodology chosen; the analyzes of official documents and the quantitative analyses of parents' and students' answers for the SARESP 2013 socioeconomic and cultural questionnaire, attached to a appreciation and close study of the school's organization characteristics (such as physical, administrative and social structure) it was possible to comprehend the possible characteristics and manifestations that made the school a reference in the region, with high rates of utilization on the external tests and improvement of the school community.

Keywords: School education. Quality education. School management. Public school.
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara