UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Bruna Carvalho
Titulo Ensino a Distância: limites e possibilidades na formação de professores
Orientador(a) Profª Drª Ligia Marcia Martins
Data 29/08/2014
Resumo Apesar do caráter contemporâneo do Ensino a Distância (EaD), esta modalidade de ensino não é tão recente assim. Em meados do século XIX já existiam cursos por correspondência. Isso foi possível devido ao desenvolvimento dos meios de transporte (trem) e comunicação (correios). Com o desenvolvimento tecnológico, em meados do século XX, o rádio, a televisão, o telefone, vídeos, etc. passaram a ser utilizados como recursos para a oferta do Ensino a Distância, que inicialmente se restringiu a cursos ao nível da Educação Básica, do ensino técnico e profissionalizante. A ampla expansão do EaD no Ensino Superior só ocorreu com o agudo desenvolvimento das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) a partir da década de 1990. O Estado e os organismos internacionais viram no EaD grande potencial para expandir e democratizar, com baixos custos, a educação escolar em todos os níveis, em especial no Ensino Superior com enfoque na formação de professores. No Brasil, o EaD foi adotado na formação de professores com vistas a atender a exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) de 1996: até 2006 todos os professores da educação básica deveriam ter formação em nível superior. No âmbito federal, o EaD foi implementado no Ensino Superior público por meio da criação da Universidade Aberta do Brasil (UAB), em 2005. Três anos depois, no Estado de São Paulo, ocorreu a implantação da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP) que expandiu o ensino a distância no Ensino Superior público paulista. No intento de compreender a atual política de formação de professores no Brasil, estabelecemos como principal objetivo desta pesquisa: identificar os fundamentos filosóficos, teóricos e metodológicos que subsidiam a proposta pedagógica dos cursos de formação de pedagogos oferecidos pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP). Para desvelar as mediações e as contradições internas do fenômeno em análise, adotamos como perspectiva epistemológica e metodológica o materialismo histórico-dialético; adotamos também como arcabouço teórico no âmbito do desenvolvimento humano e da educação escolar a Psicologia Histórico-Cultural e a Pedagogia Histórico-Crítica. Por meio do estudo histórico da formação de professores em nosso País; do levantamento dos aspectos históricos e legais do EaD; da apropriação dos referenciais teóricos favoráveis e contrários a essa modalidade de ensino; e por fim, da apresentação dos fundamentos filosóficos, teóricos e metodológicos presentes no projeto político pedagógico do curso de pedagogia da UNIVESP, esperamos ter sistematizado elementos teóricos que contribuam para a decodificação da essência e da concreticidade do Ensino a Distância na formação de professores. Nossas conclusões remetem à constatação de que as TIC são apropriadas pela classe hegemônica para a oferta de uma modalidade de ensino pragmática e imediatista, que não visa à socialização dos mais elaborados conhecimentos científicos, artísticos e filosóficos, mas, sim, o atendimento dos interesses do capital e da classe hegemônica, propiciando à classe trabalhadora uma formação pautada nos princípios neoliberais e pós-modernos presentes nas pedagogias do aprender a aprender. No âmbito dos cursos de pedagogia, temos como consequência propostas pedagógicas para formação docente que não forma professores aptos a exercerem a função precípua da categoria: ensinar!

Palavras-chave: Ensino a Distância. Formação de professores. Pedagogia UNIVESP. Pedagogias do aprender a aprender. Pedagogia Histórico-Crítica.
BRUNA CARVALHO

DISTANCE LEARNING:
LIMITS AND POSSIBILITIES IN TEACHER EDUCATION


ABSTRACT

Despite the contemporary character of Distance Education (DE), this modality of teaching is not recent. In the XIX century existed correspondence courses. This was possible due to the development of means of transport (train) and communication (post office). The technological development in the mid-twentieth century, radio, television, telephone, videos, etc. has come to be used as resources for Distance Education, which initially was restricted to courses at the basic level, technical and vocational education. The wide expansion of Distance Education in higher education has only occurred with the acute development of Information and Communication Technologies (ICT) from the 1990s.The state and international organizations viewed the DE had a great potential to expand and democratize, cost, school education at all levels, particularly in higher education with a focus on teacher education. In Brazil, the DE was adopted for teacher education in order to attend the requirement of the Law of Guidelines and Bases of National Education (LDBEN) from 1996 until 2006 all basic education teachers should be trained in higher level. At the federal level, the Distance Education was implemented in public higher education through the creation of the Open University of Brazil (UAB) in 2005. Three years later, in the State of São Paulo, the deployment of Virtual University of São Paulo (UNIVESP) which expanded distance learning in public university education. To unveil the mediations and the internal contradictions of the phenomenon under analysis, we adopted as epistemological and methodological perspective the historical-dialectical materialism also adopted as a theoretical framework within the human development and education of the Historic-Cultural Psychology and Pedagogy Historical-Critical. Through historical study of teacher education in our country; a survey of the historical and legal aspects of Distance Education appropriation of favorable and contrary to this teaching modality theoretical frameworks; and finally, the presentation of the philosophical, theoretical and methodological present in the political pedagogical project of the course of pedagogy UNIVESP, we hope to have systematized theoretical elements that contribute to the decoding of the essence and the concreteness of distance learning in teacher education. Our conclusions refer to the fact that ICT is appropriated by the hegemonic class to offer a teaching pragmatic and immediate, not aimed at the socialization of the most elaborate scientific, artistic and philosophical knowledge, but rather the service of the interests of capital and the hegemonic class providing the working class training based on neoliberal principles and postmodern which is present in the pedagogies of learning to learn. Within the pedagogy courses, we have as a consequence pedagogical proposals for teacher education that no way able to exercise their primary function of class teachers: teach!


Keywords: Distance Learning. Teacher education. Pedagogy UNIVESP. Pedagogies of learning to learn. Pedagogy Historical-Critical.
Tipo Defesa-Mestrado
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