UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Ana Paula Poli
Titulo Violência, Imaginário e Educação Escolar: Um olhar antropológico
Orientador(a) Prof. Dr. Denis Domeneghetti Badia
Data 20/08/2014
Resumo Esta pesquisa tem como objetivo investigar o fenômeno da violência demonstrando em que medida a violência retrata uma “história natural do mal” (a agressividade é constitutiva do ser humano, tendo seu substrato neurofisiológico no “sistema reptílico” das pulsões de fuga/defesa do “triunic brain”) e/onde a violência é produzida por um imaginário sociocultural, tendo como base as figuras do imaginário da violência escolar. Para tanto, adotamos uma perspectiva antropológica como embasamento teórico para examinar aquilo que não apenas etólogos como Konrad Lorenz, mas filósofos e antropólogos como G. Bataille, R. Dadoun e R. Girard, caracterizaram de homo violens, evidenciando a “parte maldita” e sombria do tema em questão, cotejando, assim, os fundamentos socioantropológicos e antropopsicanalíticos do fenômeno da violência. Ao adotarmos um olhar antropológico para pensar este tema, procuramos não cair em explicações que se encaminhem para um pensamento etnocêntrico e, por ser complexo o tema da violência, muitas vezes caímos em abismos teóricos que nos levam a simplificar questões e não buscamos entendê-lo em sua própria complexidade. Após toda a elaboração trazida é que podemos revelar que na medida em que não estabelecemos fronteiras entre natureza e cultura, entendemos que elas pertencem a um mesmo sistema em que uma completando a outra possibilitam a complexificação do fenômeno e assim nos abrimos para entender que as situações violentas do sistema social influenciam e constituem um imaginário sociocultural, enraizando-se na existência dos homens e interferindo nas práticas institucionais, entre elas as escolares, uma vez que a escola como instituição da sociedade também encontra fonte no “imaginário social” e se insere em uma “rede simbólica”. Dessa forma, baseando-nos na Teoria do Imaginário de Gilbert Durand, é que mostramos em nosso trabalho as imagens da violência na escola que ganham sentidos no meio escolar através de seus símbolos e rituais. Realizamos, também, um levantamento no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, com o intuito de investigar quais grupos de pesquisa no Brasil trazem em suas linhas de pesquisas ou em seus objetivos principais estudos que envolvam o tema da violência escolar. Pudemos perceber que este tema ainda apresenta números e informações escassas, contudo há uma crescente de novos estudos que já procuram oferecer um aparato teórico para pensarmos o tema no meio acadêmico. Nesse sentido pensamos que trazer o imaginário dos alunos para a sala de aula seja uma alternativa, para que ao invés de negar o conflito, o anômico que permeia o meio escolar, possamos ver quais as configurações da violência nos possíveis diálogos a se propor e como, assim, podemos negociar com ela para um convívio que busque o equilíbrio e a criação de laços que caracterizem a instituição escolar como um espaço de significados e sentidos para a identificação daqueles que ali convivem.

Palavras–chave: Violência. Imaginário. Educação escolar.










ABSTRACT

The aim of this research is to investigate The aim of this research is to investigate the phenomenon of the violence, by demonstrating in which extent the violence DEPICTS/DESCRIBES a “natural evil history” (the aggressiveness is constituent of the human being, as far as it has its neurophysiological substrates in the córtex of the escape/defense pulses of “triunic brain”) and/where the violence is created by a socio-cultural imaginary which has the imaginary figures of school violence as basis.
Therefore, we have adopted an anthropological perspective as theoretical basis in order to examine what not only ethologists as Konrad Lorenz, but also philosophers and anthropologists as G. Bataille, R. Dadoun and R. Girard, characterize as homo violens, emphasizing the dark and “accursed share” of the subject at issue, thus collating the socio-anthropological and anthropo-psychoanalytic foundations of violence phenomenon.
Assuming an anthropological viewpoint to consider this subject, we attempt to not follow ethnocentric ideas explanations, and because the topic of violence is complex, we are often caught in theoretical traps that induce us to simplify questions, and we don´t seek to understand it for its own complexity.
After have developed this proposal, we can reveal that there are not established boundaries between nature and culture, assuming they belong to one only system in which they complement each other, enabling the phenomenon to become complex, what allows us to understand that the violent situations of the social system influence and constitute a socio-cultural imaginary, with roots in the men´s existence, and interference in the institutional practices – the school ones among them, because, as a society institution, also the school has its source in the “social imaginary” and is placed on a symbolic network.
Hence, based on the Theory of the Imaginary by Gilbert Durand, we present in this work the PICTURES of violence in school which gain meanings in this environment through its symbols and rituals. We have also developed a survey on the Directory of Research Group for CNPq, with the aim of investigate which of the groups of research in Brazil present in their lines of research or/and in their main goals studies that involve the subject school violence. We could notice this subject still presents scarce numbers and information, however there is an increase of recent studies that already seek to offer a theoretical apparatus to make possible discussions about it in academia. By these ideas, we believe that transporting the students´ imaginary to the classroom is an alternative to, instead of denying the conflict, the “anomie”, that pervades the school environment, we can verify which the settings of violence are through possible dialogs to be proposed and how we can negotiate with it in order to establish a contact that aims for balance and creation of bonds that characterize the educational institution as a space of meanings and senses to the identification of those who live there.

Keywords: Violence. Imaginary. School education.
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara