|
|
Aluno(a) |
Elton de Oliveira Barreto |
Titulo |
Instrumentos de ensino de valor histórico no ensino secundário de Física no Brasil (1931-1961) |
Orientador(a) |
Profa. Dra. Maria Cristina de Senzi Zancu |
Data |
26/09/2014 |
Resumo |
Resumo
A Escola Estadual Bento de Abreu - EEBA, renomada instituição da cidade, foi o primeiro ginásio estadual de Araraquara e um dos primeiros ginásios oficiais do estado de São Paulo, instalado em fevereiro de 1934. Neste trabalho abordamos aspectos do ensino de Física proposto entre os anos 1931 e 1961, a partir da análise e estudo dos instrumentos antigos pertencentes ao laboratório de Física da EEBA. Para o estudo, de natureza qualitativa, foi realizada uma pesquisa documental, com o estudo da legislação de ensino em vigor no período que compreende os primeiros anos de funcionamento da EEBA como ginásio oficial e um estudo com base em livros didáticos editado/publicados entre os anos de 1931 e 1961. Também foram selecionados cinco instrumentos, de diferentes áreas temáticas, que foram estudados de acordo com procedimentos da museologia. Nossos resultados indicam que os instrumentos encontrados na Escola Estadual Bento de Abreu de Araraquara atendem ao que era proposto na legislação e a descrição de um grande número deles aparece nos livros didáticos analisados. Consideramos que o papel que os objetos representaram no ensino de Ciências e de Física no Brasil justifica a organização de acervos e a preservação desses objetos. Acreditamos que por meio do estudo dos instrumentos possamos conhecer melhor o ensino de Ciências e de Física no passado e pensar propostas para o emprego desses instrumentos em outros contextos, enriquecendo o ensino em nossos dias.
Palavras chave: Ensino de Física, Instrumentos Científicos, Ensino Secundário.
Abstract
Bento de Abreu State School - EEBA, renowned institution in the city, was the first one in Araraquara and one of the first official schools in the state of São Paulo, installed in February 1934. This paper deals with aspects of Physics teaching proposed between 1931 and 1961, starting from the analysis and study of ancient instruments that belong to the EEBA Physics Laboratory. For the study, of qualitative nature, documentary research was performed by studying in force educational legislation during the first years of EEBA as official school and also by studying edited or published textbooks between 1931 and 1961. Five instruments of different thematic areas that were studied according to procedures of museology were also selected.Our results indicate that the instruments found in Bento de Abreu State School in Araraquara follow what was proposed in the legislation and a description of a large number of them is in the analyzed textbooks. We consider that the role the objects played in science and physics teaching in Brazil justifies organization of collections and preservation of these objects. We believe that by means of the study of instruments we may broaden the knowledge about science and physics teaching in the past and think of proposals to use these instruments in other contexts, enriching nowadays teaching.
Keywords: Physics Teaching, Scientific Instruments, Secondary Education. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|