UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Vitor Hugo Costa Carvalho
Titulo Limites e possibilidades de uma proposta de gestão coletiva: cursinho popular da UNESPFranca.
Orientador(a) prof. Dr. Ricardo Ribeiro
Data 29/08/2014
Resumo A presente pesquisa pretende aferir os limites e possibilidades da relação existente entre o cursinho popular dos discentes da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UNESP de Franca (Serviço de Extensão Universitária – SEU) e a proposta de autogestão coletiva. Para isso, procuramos retomar o dito conceito tomando como base teórica a proposta anarquista, recuperando os principais conceitos da pedagogia libertária no intuito de construir um modelo ideal que venha a servir de parâmetro comparativo para as demais tentativas de colocar a autogestão em prática. A partir do molde estabelecido, primeiramente vão ser apontados exemplos de seis instituições escolares que, mesmo com condições completamente distintas, operacionalizam a autogestão em seus limites e possibilidades, enfrentando contradições e apresentando pontos de distanciamento em relação à proposta ácrata, que serão ressaltados assim como os pontos de contato. Já em um segundo momento, após uma breve explanação que envolve o momento de criação e expansão dos cursinhos privados e alternativos no Brasil, o cursinho de Franca vai ser mais bem detalhado, no intuito de permitir que seja conhecida a maior riqueza de detalhes possível no que diz respeito a toda a história e atividades protagonizadas por ele. A ideia é a de que, através de tais informações, seja possível criar categorias explicativas que possam evidenciar quais foram os mecanismos encontrados pelos membros do SEU para permitir que seus respectivos alunos pudessem vivenciar experiências democráticas que viessem a se aproximar ou se distanciar da proposta libertária.

Palavras Chave: Autogestão Coletiva; Cursinhos Populares; Pedagogia Libertária; Anarquismo.








ABSTRACT

The current research aims to gauge the boundaries and possibilities of the existing relation between the popular preparatory course (preps) from UNESP UNIVERSITY in Franca – SP, Brazil – Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Unesp, Franca (University Extension Program – Serviço de Extensão Universitária – SEU) and the collective self-management proposal. For such reason, we aimed to recapture the aforementioned concept using the anarchist proposal as theoretical basis, recovering the main concepts of the libertarian pedagogy aiming to build an ideal standard that will serve as a comparator for the other attempts to put self-management into practice. Firstly, from the established pattern, we will point out examples of six educational institutions which, even with completely distinct conditions, make usage of the self-management in its boundaries and possibilities, facing contradictions and showing points of detachment concerning the anarchist proposal, which will be highlighted as well as the attachment points. Secondly, after a brief explanation that involves the moment of creation and expansion of the private and alternative preparatory courses in Brazil, the preparatory course from Franca, SP will be widely explained, in order to allow people to know the greatest profusion of details concerning the whole history and activities performed by such course. The idea is that, through such information, it is possible to create explanatory categories that might evince the mechanisms used by the members of the University Extension Program to allow the students to experience democratic experiments that might attach or detach from the libertarian proposal.
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Key Words: Collective self-management; Popular Preparatory Courses; Libertarian Pedagogy; Anarchism.
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
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