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Aluno(a) |
Aline Piccoli Otalara |
Titulo |
A Formação de Professores para o Trabalho com Deficientes Visuais: Uma Experiência Inicial de Colaboração a partir do Desenvolvimento de Materiais Didáticos |
Orientador(a) |
Profª Drª Maria Julia Canazza Dall\'Acqua |
Data |
29/08/2014 |
Resumo |
A formação de professores, tanto inicial quanto continuada, vem sendo discutida em diversas pesquisas, no entanto, ainda são poucos os trabalhos que tratam dessa formação voltada para o ensino de pessoas com deficiência visual. Mais escassos ainda são os que estudem os materiais didáticos voltados para essa população. Tendo isso em conta, a pesquisa teve como objetivo planejar, implementar e avaliar o alcance formativo de um curso para graduandos de Pedagogia e licenciaturas, professores regulares e especializados, destinado a fundamentar o desenvolvimento de materiais didáticos para alunos com deficiência visual. De natureza qualitativa, insere-se no contexto de uma pesquisa colaborativa, modalidade que tem sido apontada como valiosa quando se trata da Educação Especial, pois pode possibilitar a aproximação e a troca de experiências entre professores de salas comuns e especializados. Além disso, pode dar-se de diferentes formas, dependendo do objetivo do estudo. No presente caso, a coleta de dados foi realizada por meio de um curso de extensão universitária presencial, realizado em trinta horas, no município de Araraquara/SP, cujas participantes foram: uma professora de uma instituição para cegos, uma professora de sala de recurso categorial atuante em escola da rede estadual de ensino, uma professora universitária de instituição pública federal, uma aluna de licenciatura e duas alunas cursando Pedagogia. A partir da Análise de Conteúdo avaliaram-se os resultados obtidos com a aplicação de um questionário inicial e outro final, atividades realizadas durante o curso, materiais didáticos elaborados pelo grupo de participantes, anotações em caderno de campo e filmagens. Os dados analisados demonstraram que o grupo de participantes considerou sua formação insuficiente para atuação numa escola inclusiva, no entanto, todas entenderam que a formação continuada é um dos caminhos para efetivação desse processo, embora tenham evidenciado que tanto para a formação inicial quanto continuada, há a necessidade de que se tenha uma preocupação com a atuação prática do professor. Para os cursos de formação inicial percebeu-se que a interdisciplinaridade parece ser uma alternativa mais viável do que a inserção de disciplinas específicas, visando essa escola inclusiva. Ratifica-se que a colaboração entre pessoas com diferentes tipos de formação e ainda a cooperação de pessoas com deficiência visual e de profissionais de outras áreas como engenheiros, mostrou-se como um dos pontos mais efetivos nesse processo de formação. Conclui-se que as proposições teóricas sobre a Didática Multissensorial, sobre o Desenho Universal e sobre a Experiência, bem como os preceitos da colaboração foram colocados em prática durante o curso de extensão e, a partir disso, pode-se compreender que eles se complementam e que podem ser referências para trabalhos de formação de professores para inclusão de alunos com deficiência visual. Evidencia-se também que, partir dessas teorias, preceitos e dos resultados da pesquisa, o desenvolvimento de materiais didáticos como ferramenta para a formação de professores, visando-se a inclusão de alunos com deficiência visual, mostrou-se como uma alternativa viável e promissora.
Palavras chave: Educação especial. Formação de professores. Deficiência visual. Colaboração. Material didático.
ABSTRACT
The initial and continuing teacher education has been discussed in several studies, however only few studies address the training focused on teaching people with visual impairment. Even more scarce are those focused on studying the materials directed to this population. Taking this into account, this research aimed to plan, implement and evaluate the educational achievement of a course for Pedagogy undergraduate students and regular and specialist teachers, aimed at supporting the development of teaching materials for students with visual impairment. Based on a qualitative nature, it is a collaborative research modality that has been identified as valuable when it comes to special education, it may allow the approximation and the exchange of experience among teachers of common and specialty rooms. Additionally, it can fit on different ways depending on the purpose of the study. In this case, the data collection was conducted through a university extension course attendance, performed in thirty hours, in the city of Araraquara / SP, whose participants were: one teacher of an institution for the blind, one teacher from state school education, 1 college professor of federal institution, one undergraduated student and two Pedagogy undergraduate students . The content analysis was based on the results obtained with the application of an initial and final questionnaire, activities performed during the course, teaching materials prepared by the group of participants, field notes and footage. The data showed that the group of participants considered their insufficient to operate in an inclusive school training, however they understood that continuing education is one of the ways for turning this process effective, although they have shown that for both initial and ongoing training, there is a concern about the practice teacher performance. For the initial training courses we observed that interdisciplinarity seems to be a more viable than the insertion of specific disciplines. It confirms that the collaboration between people with different backgrounds and also the cooperation of people with visual impairments and professionals from other areas like engineers, proved to be one of the most effective points in the training process. Based on the above, we conclude that the theoretical propositions about the "multisensory Teaching" about "universal design" and the "experience" as well as the precepts of the collaboration were put into practice during the course of extension, and they are complementary and can be references for teacher education for inclusion of students with visual impairments. It is evident also that, from these theories, precepts and the results of the research, the development of educational materials as a tool for teacher training, aiming at the inclusion of students with visual impairments, proved to be a viable and a promising alternative.
KEYWORDS: Special education. Teacher education. Visual impairment. Collaboration. Didactic materials. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
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