UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Uilian Donizeti Vigentim
Titulo Tecnologia Assistiva: analisando espaços de acessibilidade às pessoas com deficiência visual em universidades públicas
Orientador(a) Profª Drª Maria Julia Canazza Dal\'Acqua
Data 21/08/2014
Resumo A inclusão de pessoas com deficiência na educação superior é uma temática que vem sendo discutida por inúmeros autores a partir do momento em que esse contexto, em oposição à exclusão social vivenciada por estas pessoas, coloca em cena um agravante ainda maior quando se analisa a possibilidade de cursarem uma universidade, efetivamente. Após inúmeras lutas sociais verifica-se o apoio e alcance de uma forte legislação relativa ao processo de quebra de barreiras arquitetônicas, atitudinais e de aprendizagem pelas Instituições de Ensino Superior, visando a permanência, com sucesso, deste aluno. Por meio da promoção de uma maior acessibilidade, com apoio da tecnologia assistiva, ainda as estatísticas oficiais demonstram que a inserção do aluno com deficiência, está ocorrendo de uma forma lenta no nosso país. Assim, essa pesquisa teve como objetivo descrever e analisar as características físicas dos ambientes, as adequações arquitetônicas, os produtos de Tecnologia Assistiva - equipamentos e softwares- disponibilizados às pessoas com deficiência visual, cegueira e baixa visão, que caracterizam os espaços de acessibilidade das Universidades Públicas do Estado de São Paulo. Esses espaços de acessibilidade não são, necessariamente, autônomos. Por muitas vezes, estão atrelados a outros ambientes universitários, como as bibliotecas, conforme constatado na pesquisa. Os conceitos trabalhados no texto, que sustentam a discussão acerca de uma inclusão que contemple tanto os direitos como a dignidade humana, perpassam desde a terminologia sobre deficiência, pessoa com deficiência, os diferentes níveis de acessibilidade, arquitetônica, de comunicação e informação, e atitudinal, que relacionam uma extensa legislação com a atual cultura de inclusão presente na sociedade. Como forma de instrumentalizar essa inclusão, faz-se referência ao conceito de Tecnologia Assistiva, que traz produtos e serviços, técnicas e métodos, que visam à promoção da independência, total ou assistida, das pessoas com deficiência, resultando uma melhor qualidade de vida. O método da pesquisa foi de natureza exploratória descritiva, para mapear, descrever e analisar o atual estado e condições do uso de tecnologia assistiva nessas universidades, caracterizando os espaços, os equipamentos, os softwares e os recursos de tecnologia assistiva para pessoas com deficiência visual permanecerem e realizarem seus cursos, com equiparação de oportunidades. A coleta de dados foi realizada em três Universidades Públicas do Estado de São Paulo, sendo a Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Dos aspectos arquitetônicos nos Espaços de Acessibilidade (EAs), ressalta-se a presença de sinalização Braille e pisos táteis. Dos equipamentos e softwares observou-se uma forte tendência para um suporte digital da informação com a presença do Braille eletrônico, por intermédio de scanners, computadores, linhas Braille, Reconhecimento Ótico de Caracteres (OCR) e leitores de tela. Por fim, foi possível elencar uma ordem sistemática dos recursos que equipam esses espaços estudados que, com o uso adequado e explorando todas as possibilidades de configuração, essas tecnologias representam um suporte assistivo técnico completo para acessibilidade, de acordo com uma amostra que pode contribuir para se tornar um modelo que responda às demandas específicas exigidas, quando das construções técnicas desses ambientes assistivos.
Palavras–chave: Educação Especial. Acessibilidade. Inclusão. Educação Superior. Pessoa com deficiência visual. Tecnologia Assistiva.



ABSTRACT

The inclusion of people with disabilities in higher education is an issue that has been discussed by many authors from the moment that context, as opposed to the social exclusion experienced by these people, introduces an even more aggravating when analyzing the possibility coursing of a university effectively. After numerous social struggles there is support and reach of a strong law concerning breach of architectural, attitudinal and learning by higher education institutions barriers Process to stay, successfully, that student. By promoting greater accessibility, with support of assistive technology, even official statistics show that the inclusion of students with disabilities, is occurring in a slow manner in our country. Thus, this research aims to describe and analyze the physical characteristics of the environment, the architectural adaptations, Products Assistive Technology - Equipment and software-available to persons with visual impairment, blindness and low vision, featuring the spaces accessibility of Universities public of the State of São Paulo. These spaces accessibility are not necessarily autonomous. So many times, are linked to other university settings as libraries, as evidenced by the survey. The concepts developed in the text that support the inclusion of a discussion that addresses both the rights and human dignity, permeate from the terminology on disability, disabled person, the different levels of accessibility, architectural, communication and information, and attitudinal , extensive legislation relating to the current culture of inclusion in this society. As a way of exploiting this inclusion, reference is made to the concept of assistive technology that brings products and services, techniques and methods, which aim at promoting the independence of people with disabilities, full or assisted, resulting in a better quality of life. The research method was descriptive exploratory nature, to map, describe and analyze the current condition and the use of assistive technology in these universities, featuring the spaces, equipment, software and resources of assistive technology for people with visual impairment remain and conduct their courses, with equalization of opportunities. Data collection was conducted in three public universities in the state of São Paulo, with the State University Paulista - Júlio de Mesquita Filho (UNESP), State University of Campinas (UNICAMP) and Federal University of São Carlos (UFSCar). Aspects of architectural spaces in Accessibility (EAs), we highlight the presence of Braille and tactile signage floors. Equipment and software we observed a strong trend for a digital data medium with the presence of electronic Braille, through scanners, computers, Braille displays, Optical Character Recognition (OCR) and screen readers. Finally, it was possible to list a systematic order of resources that equip these spaces studied that, with proper and exploring all possible configurations use, these technologies represent a complete technical support for assistive accessibility, according to a sample that can contribute to become a model that meets the specific demands required when technical constructions such assistive environments.


Keywords: Special education. Accessibility. Inclusion. Higher education. Visually impaired person. Assistive Technology.
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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