|
|
Aluno(a) |
Luciana Ponce Bellido Giraldi |
Titulo |
Percepções sobre trajetórias escolares de alunos no Ensino Fundamental: Os contextos, os Tempos e as Relações |
Orientador(a) |
Profª Drª Silvia Regina Ricco Lucato Sigolo |
Data |
18/08/2014 |
Resumo |
Esta pesquisa pretendeu dar continuidade a um estudo desenvolvido durante o mestrado ao propor o acompanhamento das trajetórias escolares dos mesmos estudantes encontrados naquela ocasião. De tal forma, este estudo teve o intuito de verificar a continuidade da escolarização de alunos que apresentaram, num dado momento, desempenhos altos, médios e baixos e, analisar a possibilidade de ocorrer mudanças e/ou estabilidades em concepções e expectativas de professores, familiares e alunos sobre o desempenho escolar destes. A metodologia de coleta de dados para esta pesquisa foi proposta ao longo de dois anos, 2011 e 2012. Inicialmente, os estudantes acompanhados foram localizados nas escolas de um município do interior do Estado de São Paulo. Eles estavam distribuídos em três escolas, uma de Ensino Fundamental I e duas que atendiam os estudantes do Ensino Fundamental II. No segundo ano de coleta de dados, houve a inclusão de mais uma escola deste nível de ensino, pois uma das alunas acompanhadas passou a estudar em tal local, totalizando quatro instituições. Participaram desta pesquisa, vinte e três professores, onze alunos e os seus respectivos familiares; em 2009, seis estudantes estavam matriculados, num segundo ano e cinco num quinto ano. Os professores foram selecionados sob o critério de ministrarem aulas a tais estudantes, eles atuavam como pedagogos, responsáveis pelo reforço escolar (Fundamental I) ou pelas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática (Fundamental II). Como fontes de informações foram empregadas, ao longo de dois anos: entrevistas com os diferentes participantes, observações de aulas e de reuniões de conselhos de curso, proposta de produção de um texto autobiográfico, análise de documentos escolares e questionário para caracterizar a turma em que os alunos estavam matriculados. Os dados obtidos foram analisados com base em uma perspectiva contextual e individual. Os principais resultados obtidos indicaram que as escolas e, sobretudo, as turmas frequentadas pelos alunos trouxeram distinções às trajetórias escolares dos mesmos, entretanto, há alguns padrões que compõe as instituições escolares que precisam ser considerados ao pensar nas aproximações e diferenças entre as unidades de ensino. Foi possível perceber uma intensa relação entre os contextos e a constituição das trajetórias escolares, as quais apresentaram, majoritariamente, estabilidades nas percepções de professores, familiares e alunos sobre os desempenhos escolares expostos por estes. Ponderando que os estudantes indicados, num determinado momento da escolarização, com alto ou médio desempenho escolar, foram analisados de forma mais vulnerável pelos docentes do que os anunciados como fracassos escolares. Por fim, espera-se que estudos longitudinais sejam organizados com maior recorrência no Brasil, pois a partir de um contato prolongado com os mesmos sujeitos, acrescido do cruzamento de informações junto a diferentes fontes, se tornou viável a identificação de contradições que de outra forma não seriam percebidas.
Palavras-Chave: Trajetórias Escolares; Contextos Escolares; Pesquisa Longitudinal; Pesquisa Qualitativa; Percepções sobre os desempenhos escolares, Ensino Fundamental.
GIRALDI, Luciana Ponce Bellido. Perceptions About Students School Trajectories in Elementary Education: Contexts, Times and Relations. 369 f. 2014. Tese (Doutorado em Educação Escolar). Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2014.
ABSTRACT
This research intended to continue the study developed during Masters by monitoring school trajectories from the same students found in that occasion. Therefore, this study aimed to verify the continuity of schooling for students who presented, at some stage, high, average and low performances, and examine the possibility of changes and/or stabilities in conceptions and expectations from teachers, family and students about the academic performance of those. The methodology of data collection for this research was proposed over the course of two years, 2011 and 2012. Initially, the acompanied students were found in schools from a city in the State of Sao Paulo. They were divided into three educational units, one from Elementary School and two others which attended Middle School students. In the second year of data collection, another Elementary School was added, because one of the accompanied students moved to it, totaling four institutions. Eleven students and their respective families took part in this study, which compounded the Masters dissertation. The teachers were selected under the criteria of having ministered classes to these students, and, by the end of the second year of data collection, twenty-three teachers had participated, through teaching classes as pedagogues or being responsible for reinforcement classes (Elementary School) or the disciplines of Portuguese and Mathematics (Middle School). As a source of information, it was used along two years: interviews, classroom observations and board meetings. There were also the obtaining of school documents, such as report cards, students activities, records of disciplinary incidents, documents about the organization of the schools. Besides, in 2012, a questionnaire was applied aiming to characterize the classes in which the students were enrolled. The students from the observed classrooms were also asked to write an autobiographical text recounting their experiences in school. The data obtained in this study were analyzed based on a contextual and individual perspective. The main results indicated that schools and, above all, classes attended by students brought distinction to the school history of the same, however, there are some patterns that make up the educational institutions that need to be considered when thinking about the similarities and differences between teaching units. It was possible to see a close relationship between the contexts and the creation of learning paths, which showed, mainly, stabilities both teachers, families and students about school performance exhibited by these. Pondering indicated that students at a particular time of enrollment, with medium or high school performance, were analyzed by the teachers more vulnerable way than advertised as school failure. Finally, it is expected that longitudinal studies are organized with higher recurrence rate in Brazil, as from prolonged contact with the same subject, plus the intersection of information from different sources, it has become feasible to identify contradictions that otherwise would not be perceived.
Key-words: School Trajectories; School Contexts; Longitudinal Research; Perceptions about School Performances, Elementary School. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|