UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Natalia Prioto Pavezi
Titulo Limites e possibilidades da crítica ao referencial Curricular Nacional para a educação infantil: uma abordagem marxista
Orientador(a) Prof. Dr. José Luis Vieira de Almeida
Data 29/08/2014
Resumo O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) é um documento elaborado pelo MEC no ano de 1998 com o intuito de orientar a prática dos profissionais da educação infantil. Embora tenha sido publicado no final do século XX, o Referencial ainda é utilizado nas instituições que atuam na faixa etária de zero a seis anos de idade. Contudo, esse documento oficial tem sido alvo de críticas da comunidade acadêmica desde o momento de sua primeira elaboração até a atualidade. Neste sentido, por meio de uma pesquisa de cunho bibliográfico e com base no método marxiano, esta dissertação analisa os estudos críticos de fundamentação teórica marxista direcionados ao Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil. Esses estudos foram selecionados com base em levantamento bibliográfico preliminar do qual foi possível perscrutar as categorias de análise mencionadas em questão. A investigação apontou que, por mais que os trabalhos selecionados tenham realizado uma crítica materialista histórica ao RCNEI, foi possível superá-los no que diz respeito à categoria “crítica”.

Palavras – chave: Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Estudos críticos. Crítica interna. Materialismo histórico e dialético.


ABSTRACT

The National Curriculum of Reference for Early Childhood Education (NCRECE) is a document prepared by the MEC in 1998 in order to guide the practice of early childhood professionals. Although it was published in the late twentieth century, the Curriculum is still used in institutions working with children aged zero to six years. However, this official document has been subject to criticism from the academic community from the moment of its first development to the present. In this sense, through a literature survey and based on the Marxist method, this dissertation analyzes critical studies of Marxist theoretical foundation directed to the National Curriculum of Reference for Early Childhood Education. These studies were selected based on preliminary literature survey, which made it possible to examine the categories of analysis. The investigation showed that, although the selected papers have carried out an historical materialist critique to the NCRECE, it was possible to overcome them concerning the criticism category.


Keywords: National Curriculum of Reference for Early Childhood Education. Critical studies. Internal criticism. Historical and Dialectical Materialism.
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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