UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Patricia Moralis Caramori
Titulo Estratégias Pedagógicas e Inclusão Escolar: um estudo sobre a educação continuada em serviço de professores a partir do trabalho colaborativo
Orientador(a) Profª Drª Maria Julia Canazza Dall\'Acqua
Data 28/08/2014
Resumo O contexto atual das escolas, com a inclusão do público alvo da educação especial, tem exigido mudanças e adaptações na atuação e formação dos professores. Com base nisso, este trabalho de pesquisa versa sobre a formação continuada em serviço de professores para atuação em contexto inclusivos, a qual está baseada nos preceitos da perspectiva colaborativa, tendo como fundamentação estratégias pedagógicas características dos critérios de mediação segundo a Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural e a Experiência de Aprendizagem Mediada de Reuven Feuerstein. Tem como objetivo examinar a situação educacional de uma escola situada em uma cidade de porte médio no Estado de São Paulo e, por meio do trabalho colaborativo, analisar de que maneira se dá a construção e aplicação de estratégias pedagógicas baseadas na prática da mediação por professores de salas regulares e professores especializados em contextos inclusivos por meio de formação continuada em serviço. O trabalho é de natureza qualitativa. Foi dividido em dois estudos, sendo o estudo 1 realizado na Espanha por meio de observação de práticas inclusivas em três escolas diferentes com cinco professores do curso de Primaria durante o período de oito meses. O estudo 2 foi realizado no Brasil, tendo como participantes duas professoras regulares e uma professora de educação especial responsável pelo atendimento educacional especializado, atuantes em uma escola do Campo onde a intervenção foi efetivada. Foi oferecido um curso de extensão de formação continuada em serviço no qual o tema principal foram as práticas pedagógicas baseadas na mediação de Reuven Feuerstein pelo período de três meses. Todo o processo deu-se em três etapas, sendo elas: discussão sobre a teoria e seu conceito de experiência de aprendizagem mediada apresentado por meio das ações que caracterizam cada um dos cinco critérios fundamentais da mediação com a participação de todas as professoras participantes; filmagem da atuação das professoras regulares em sala de aula; reflexão, na presença de todas as professoras participantes, sobre a própria atuação a partir de trechos selecionados das filmagens. Os resultados do estudo 1 foram tomados como subsídios para a intervenção do estudo 2 e introduzidos como exemplos durante as reuniões de discussão e reflexão entre as professoras e a pesquisadora. Os resultados obtidos a partir do estudo 2 dessa pesquisa dizem respeito a três aspectos. O primeiro deles refere-se ao modo como se deu a formação continuada em serviço, no qual as dificuldades reais das professoras foram trabalhadas aprimorando suas práticas com reflexões sobre suas próprias atuações. A conexão entre teoria e prática e a solução de problemas em tempo real mostrou-se eficiente e, consequentemente, foi bem avaliada pelas professoras participantes que aprovaram o método de trabalho mediante resultados positivos efetivos. O segundo aspecto refere-se à colaboração, pois o modo como as reuniões e discussões foram conduzidas levou a essa prática que se mostrou enriquecedora permitindo a troca de experiências e aprendizados mútuos. Por último, a efetiva prática da mediação mostrou-se possível por meio do aprendizado gradual dos critérios que a embasam e prática das estratégias pedagógicas que caracterizam cada um deles. O fato das próprias professoras chegarem à conclusão de que praticaram mediação de forma concreta mostra-se como um resultado positivo desse tipo de intervenção.


ABSTRACT
The current educational context, with the inclusion of the special education target group, has been demanding changes and adaptations on teachers' performance and training. Based on this fact, this research focuses on continuous teacher training according to the precepts of the collaborative perspective for working in inclusive scenarios and finds its justification in pedagogical strategies typical of mediation criteria according to Reuven Feuerstein's Theory of Structural Cognitive Modifiability and Mediated Learning Experience (MLE). Its goal is to examine the educational situation of a school located in a medium-sized city in São Paulo State and, using collaborative work, to analyze in which ways the construction and the application of pedagogical strategies based on the practice of mediation by regular classroom teachers and teachers specialized in inclusive contexts with continuous training occur. The work has qualitative nature. It was divided into two studies. Study 1 was carried out in Spain, by the observation of inclusive practices in three different schools with five teachers of the Primaria (Elementary School) during an eight-month period. Study 2 was carried out in Brazil, with the participation of two regular classroom teachers and one special education teacher responsible for special education service, all of them working at a countryside school where the intervention was requested. An extension course in continuous training which main theme was the pedagogical practice based on Reuven Feuerstein's mediation was offered for a three-month period. The whole process was divided into three stages, as follows: a discussion about the theory and its concept of mediated learning based on actions that chacterize each one of the five fundamental criteria of mediation, with the participation of all the teachers involved; the shooting of the regular classroom teachers' work during class; and a reflection on their performance, with all the teachers involved, having as starting point some selected sections of the video. Study 1 results were used as subsidy for the intervention in Study 2 and introduced as examples during the discussion and reflection meetings between the researcher and the teachers. The results obtained from Study 2 of this research relate to three aspects. The first aspect refers to the way the continued training in service has occurred and how the teachers' real difficulties were developed, refining their practices with reflections about their own performance. The connection between theory and practice and the solution of real-time problems have shown to be efficient and thus it has been positively assessed by the participating teachers, who have approved of the working method because of its effective positive results. The second aspect refers to collaboration, for the way the meetings and discussions have been conducted has led to this practice, which has been shown to be very enriching, allowing the sharing of mutual experiences and learning. Finally, the effective practice of mediation has proved to be possible by the gradual learning of the criteria that support it and by the practice of the pedagogical strategies which characterize each one of them. The fact that the teachers themselves have come to the conclusion that they have properly practiced mediation demonstrates one positive result of this kind of intervention.




RESUMEN
El contexto actual de las escuelas, con la inclusión de los alumnos con necesidades educativas especiales, exige mudanzas y adaptaciones en la actuación y formación de los profesores. Basado en eso, este trabajo de investigación versa sobre la formación continua e servicio de profesores para actuar en contextos inclusivos, la que está basada en los preceptos de la perspectiva colaborativa, teniendo como fundamentación estrategias pedagógicas características de los criterios de mediación de la Teoría de la Modificabilidade Cognitiva Estructural y la Experiencia de Aprendizaje Mediada de Reuven Feuerstein. Tiene como objetivo examinar la situación educativa de una escuela de una ciudad de porte mediano en el Estado de São Paulo y, por medio del trabajo colaborativo, analizar de qué manera ocurre la construcción y aplicación de estrategias pedagógicas basadas en la práctica de la mediación por profesores de aulas regulares y profesores especializados en contextos inclusivos por medio de formación continua en servicio. El trabajo es de naturaleza cualitativa. Fue dividido en dos estudios, siendo el estudio 1 realizado en España por medio de observación de prácticas inclusivas en tres escuelas diferentes con cinco profesores del curso de Primaria durante el período de ocho meses. El estudio 2 fue realizado en Brasil, teniendo como participantes dos profesoras regulares y una profesora de educación especial responsable por el atendimiento educativo especializado, actuantes en una escuela del Campo dónde la intervención fue realizada. Fue ofrecido un curso de extensión universitaria de formación continua en servicio en el que el tema principal fueron las prácticas pedagógicas basadas en la mediación de Reuven Feuerstein por el período de tres meses. Todo el proceso se dio en tres etapas, siendo ellas: discusión sobre la teoría y su concepto de experiencia de aprendizaje mediada presentado por medio de las acciones que caracterizan cada uno de los cinco criterios fundamentales de la mediación con la participación de todas las profesoras participantes; grabación en video de la actuación de las profesoras regulares en aula; reflexión, junto con todas las profesoras participantes, sobre la propia actuación a partir de partes seleccionados de las grabaciones en video. Los resultados del estudio 1 fueron utilizados como subsidios para la intervención del estudio 2 y introducidos como ejemplos durante las reuniones de discusión y reflexión entre las profesoras y la investigadora. Los resultados obtenidos a partir del estudio 2 de esa investigación dicen respeto a tres aspectos. El primero de ellos se refiere al modo como se dio la formación continua en servicio, en el que las dificultades reales de las profesoras fueron trabajadas primoreando sus prácticas con reflexiones sobre sus propias actuaciones. La conexión entre teoría y práctica y la solución de problemas en tiempo real se mostró eficiente y, consecuentemente, fue bien evaluada por las profesoras participantes que aprobaron el método de trabajo mediante resultados positivos efectivos. El segundo aspecto se refiere a la colaboración, pues el modo como las reuniones y discusiones fueron conducidas llevó a esa práctica que se mostró enriquecedora permitiendo el cambio de experiencias y aprendizajes de todos. Por último, la efectiva práctica de la mediación se mostró posible por medio del aprendizaje gradual de sus criterios y la práctica de las estrategias pedagógicas que caracterizan cada uno de ellos. El facto de las propias profesoras llegaren a la conclusión de que practicaron mediación de manera concreta se muestra como un resultado positivo de ese tipo de intervención.
Tipo Defesa-Doutorado
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