|
|
Aluno(a) |
Jardel Costa Pereira |
Titulo |
O Moderno no Progresso de uma Cultura Urbana, Escolar e Religiosa e a Educação Secundária do Instituto Presbiteriano Gammom (1892-1942) |
Orientador(a) |
Profª Drª Rosa Fátima de Souza Chaloba |
Data |
18/08/2014 |
Resumo |
Neste trabalho, faz-se uma análise históriográfica de uma instituição escolar confessional privada. Missionários presbiterianos, vindos dos Estados Unidos da América, iniciaram, na cidade de Campinas-SP, em 1969, o Colégio Internacional, que foi transferido para Lavras-MG em 1892, onde recebeu o nome de Instituto Evangélico. Com esta pesquisa pretendeu-se compreender como essa escola foi se constituindo ao longo do tempo, construindo uma cultura escolar diferenciada e marcante para sua época. Um fato determinante para seu desenvolvimento foi sua inserção urbana num momento em que outras tantas instituições já se faziam presentes em terras lavrenses, tendo o apoio de autoridades locais. Com o tempo, foi incorporada aos seus ideais educacionais a missão de contribuir para o progresso não somente da cidade, mas também do Brasil, criando um sistema educacional que abrangeu alunos de vários locais brasileiros. A categoria moderno foi objeto de compreensão do progresso da cultura urbana, escolar e religiosa presente tanto na educação secundária como nas outras escolas pertencentes ao Instituto Evangélico, na tentativa de compreender como ela e as outras instituições se autointitulavam assim e eram também intituladas, como fator importante para o desenvolvimento urbano, cultural e religioso. Uma teia de relações foi estabelecida por seus fundadores, Samuel Rhea Gammon e Carlota Kemper, que se dedicaram à evangelização e à direção do Instituto. No estabelecimento de redes de sociabilidade, ambos conquistaram a confiança dos lavrenses e foram inseridos na história da cidade que ajudaram a instruir.
Palavras chave: História das instituições escolares. Cultura escolar, urbana e religiosa. Escola confessional. Educação presbiteriana americana. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|