|
|
Aluno(a) |
Karla Cristina Vicentini de Araujo |
Titulo |
Sexualidade na internet: Análise de blogs sobre sexualidade e educação sexual |
Orientador(a) |
Profª Drª Ana Claudia Bortolozzi Maia |
Data |
26/08/2014 |
Resumo |
A educação sexual intencional ou não intencional ocorre em diferentes instâncias sociais e por meio de diferentes meios didáticos, inclusive os midiáticos. Recentemente o avanço tecnológico e o uso da internet tem facilitado a difusão de informações e conhecimentos em todas as áreas e os blogs são uma das formas para obter informações a respeito do assunto abordado. O objetivo desta pesquisa qualitativa-descritiva, tipo documental, foi identificar e analisar blogs que tratem da sexualidade e educação sexual, visando compreender sua possível utilização em propostas educativas. O recurso para busca dos Blogs ocorreu pela localização dos mesmos em um site de busca de Blogs na internet: Google Blogs. Sendo assim, foram encontrados 23 Blogs com os descritores: sexualidade; educação sexual; escola e adolescência. Desses, foram encontrados: cinco de caráter pessoal, um político, cinco educacionais, seis notícias/jornalistas e seis religiosos. Dentre os educativos, dois eram específicos de educação infantil e não de sexualidade em geral e, portanto, três Blogs finais foram analisados em seu conteúdo. Os três Blogs selecionados para análise de conteúdo foram da autoria de: Claudia Bonfim, José Luiz do Prado e Laura Muller. Os resultados mostram a organização dos temas abordados nas postagens dos conteúdos nas seguintes categorias: Gênero e Diversidade; Relacionamento Amoroso; Erotismo; Saúde Sexual: Prevenção à Doenças Sexualmente Transmissíveis e Uso de Drogas; Saúde Reprodutiva; Resposta Sexual e Práticas Sexuais; Adolescência; Doenças Psiquiátricas e Outros Temas. Além disso, foram analisadas também as concepções de educação sexual implícita ou explícita e as abordagens que sustentavam essas concepções: biológica, sexológica e/ou emancipatória, sendo prioritária a ênfase em conteúdos relacionados às questões biológicas e/ou clínicas (queixas sexuais). Percebe-se que existe a preocupação dos autores dos blogs em desconstruir preconceitos sobre a sexualidade, porém nas postagens ainda há padrões heteronormativos desvelados na educação sexual transmitida. Verificou-se também que os blogs, mesmo que tenham sido construídos com a intenção pedagógica ou de difusão de conhecimento, mostram-se como um meio de auto-promoção acadêmica e/ou divulgação de produtos. Outros estudos são necessários para aprofundar a análise desse recurso no campo da educação sexual, seja como veículo de crítica e reflexão ou para a obtenção de informação e conhecimento.
Palavras-chave: Sexualidade. Educação. Internet. Blogs. Educação Sexual. Instrumento Pedagógico.
ABSTRACT
The sexual education intentional or unintentional occurs at different social areas and by different teaching methods, including the media ones. Recently, the technological progress and the use of internet have facilitated the diffusion of information and knowledge of several areas; and the blogs are one of the ways to get information about the target subject. The goal of this qualitative and descriptive research, documentary type, was to identify and analyze blogs whose subject is sexuality and sexual education, seeking for understanding its possible application in educational proposals. The resource used to choose the blogs was by a search site on the internet: google blogs. Thus, 23 blogs were found with the descriptors: sexuality; sexual education; school and adolescence. Among them there were: five with personal characteristic, one political, five educational, six journalistic and six religious. Among the educational ones, two were specific on child education and not about sexuality in general, therefore, in the end three of the blogs were analyzed for their content. The three blogs selected for the content analyses were authored by: Cláudia Bonfim, José Luiz do Prado e Laura Muller. The results show the organization of the covered topics on posting of the contents in the following categories: Gender and Diversity; Loving Relationship; Eroticism; Sexual Healthy: prevention to sexually transmitted diseases and drug abuse; Reproductive Healthy; Sexual Response and Sexual Practices; Adolescence; Psychiatric Diseases and Others. Furthermore, we also analyzed the implicit or explicit conceptions of sexual education and the approaches which sustain these conceptions: biologic, sexological and/or emancipatory, with priority emphasis on content related to biological and / or clinical issues (sexual complaints). We could noticed the existence of the authors concern with deconstructing prejudices about sexuality, although on posting there are still heteronormative standards unveiled on the transmitted sexual education. It also has been found that the blogs, even they were made with pedagogic intention or with knowledge diffusion purpose they seem to be an academic auto-promotion or a way to advertise products. Further studies are needed to analyze in a more deeply this resource in the field of sexual education, either as a vehicle for criticism and reflection, or to obtain information and knowledge.
Keywords: Sexuality. Education. Internet. Blogs. Sexual Education. Pedagogical instrument. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|