|
|
Aluno(a) |
Hamilton Edio dos Santos Vieira |
Titulo |
A construção dos saberes docentes: um olhar sobre as experiências de professores da disciplina de História acerca da temática de diversidade sexual |
Orientador(a) |
Prof. Dr. Paulo Rennes Marçal Ribeiro |
Data |
26/08/2014 |
Resumo |
Esta dissertação é resultado de uma pesquisa que buscou pensar na escola como o espaço do possível para a diversidade sexual e da importância do papel do/a professor/a na elaboração desse projeto democrático a partir de seus saberes docentes acionados quando essa temática emergia no cotidiano escolar. O estudo se deu com um professor e três professoras da disciplina de História da rede pública estadual de São Paulo, em São Carlos, entre vinte a vinte e três anos de docência. A escolha permitiu pensar sobre a proposta do ensino de História com diferentes abordagens e pelo enfoque no ciclo de vida profissional. De um estudo qualitativo, utilizou-se entrevistas semiestruturadas utilizando da Análise do Discurso, além dos estudos de sexualidade, gênero e diversidade sexual em diálogo com discussões sobre formação docente e os saberes docentes. Percebeu-se que os saberes docentes dialogam predominantemente nesse grupo a partir dos saberes da experiência e agregam a discutir diversidade sob uma perspectiva errônea de vivência das homossexualidades e marcada por ser diferente e, portanto, necessária de adequar a regras e normas estabelecidas a partir de discursos do respeito. Esses saberes da experiência não problematizaram a complexa rede da convivência com a diversidade sexual como apresentaram, o que precisa ser pensado dentro de políticas de formação docente para que de fato sensibilize professores/as a produzir novos saberes que dialoguem com o diferente, como possibilidade de equidade e direito de pertencimento ao espaço da escola.
Palavras-chave: saberes docentes saberes experienciais - diversidade sexual sexualidade gênero formação docente.
ABSTRACT
This Masters thesis is the result of research that sought to think of school as the possible space for sexual diversity and the importance of the teachers preparation for this democratic project from their knowledge, when this issue emerged in the everyday school routine. The study was conducted with a male and three female History teachers between twenty to twenty-three years of teaching of public schools in São Paulo state, in São Carlos. The choice allowed thinking about the proposal of teaching History with different approaches and the focus on the professional life cycle. From a qualitative study, we got semi-structured interviews using Discourse Analysis, in addition to studies of sexuality, gender and sexual diversity in dialogue with discussions on teaching education and teaching knowledge. It was noticed that the teachers knowledge dialogue in this group predominantly from the knowledge of experience and aggregate discussing diversity under an erroneous view of the experience of homosexualities and marked for being "different" and therefore needed to adapt to the rules and standards established from discourses of respect. This knowledge from experience do not problematized the complex network of living with sexual diversity as presented, which needs to be thought within teacher education policies that actually sensitize teachers producing the new knowledge that communicate with what is different, as the possibility of equity and right of belonging to the school space.
Keywords: teaching knowledge - experiential knowledge - sexual diversity - sexuality - gender - teacher training. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|