UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Anne Caroline Mariank Alves Scalia
Titulo Um Estudo Histórico da Educação Sexual no Brasil Colonial a partir das representações do Corpo Feminino encontradas em Crônicas e Xilogravuras do Século XVI Candidata: ANNE
Orientador(a) Prof. Dr. Paulo Rennes Marçal Ribeiro
Data 28/08/2014
Resumo Esta pesquisa está inserida em um projeto integrado maior que tem como objetivo resgatar, organizar e sistematizar dados que subsidiem o estudo da historiografia da Educação Sexual no Brasil. Pretendemos, neste estudo, analisar as representações do corpo feminino em obras do século XVI do Brasil Colonial bem como das xilogravuras confeccionadas e/ou organizadas nestas mesmas obras, pois entendemos que esta análise e as “desconstruções” destas representações servem de parâmetro e subsídio para a compreensão da evolução das concepções de sexualidade e a institucionalização do conhecimento sexual no Brasil. A presente pesquisa, de cunho histórico e documental, remeteu-se a fontes primárias, constituídas por quatro crônicas do século XVI: Americae Tertia Pars, de Theodore de Bry, Viagem à Terra Brasil, de Jean Léry, Duas viagens ao Brasil, de Hans Staden e As singularidades da França Antártica, de André Trevet. Os procedimentos metodológicos consistiram na localização, seleção e análise dos dados e informações contidas no material textual e xilográfico. Desta forma, a técnica de análise empregada nesta pesquisa foi a Análise de Discurso, de Michel Foucault, apoiada na ideia de Desconstrução, de Jacques Derrida, que nos orientaram a caracterizar o modo pelo qual as crônicas podem ser lidas e explicitadas em suas contradições e irredutibilidades e, nos permitiram mapear o imaginário corporal presente no além mar do século XVI.

Palavras-Chave: História da Educação Sexual. Brasil Colonial. Século XVI. Corpo. Crônicas. Xilogravuras.

ABSTRACT


This educational research is part of a larger integrated project that aims to retrieve, organize and systematize data that support the study of historiography of Sexual Education in Brazil. In this study, we intend to analyze the representations of the female body in works of the sixteenth century of colonial Brazil as well as woodcuts made and/or organized in the same works, because we believe that this analysis and this “descontructions” of these representations serve as parameter and subsidy for understating the evolution about the conceptions of sexuality and institutionalization of sexual knowledge in Brazil. This research, of historical and documentary character, refers to primary sources, consisting of four works of the sinteenth century: “Americae Tartia Pars”, by Theodore de Bry, “Viagem à Terra Brasil”, by Jean Léry, “Duas viagens ao Brasil”, by Hans Staden and “As singularidades da França Antártica”, by André Trevet. The methodological instructions are based in their localization, selection and analyses of data and information present in the textual material and in the woodcuts. This way, the technique used in this research was the Discourse Analysis, by Michel Foucault, based on Deconstruction, by Jacques Derrida, who guided us to characterize the way in which chronicles can be read and explained in its contradictions and irreducibility, allowing us to map the imagery present in the body beyond the sixteenth century.

Keywords: Sexual Education History. Colonial Brazil. Sixteenth Century. Body. Chronicles. Woodcuts
Tipo Defesa-Doutorado
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APG 2.0
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