UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Julia Malanchen
Titulo A pedagogias Histórico-Crítica e o Currículo: para além do multiculturalismo das políticas curriculares nacionais
Orientador(a) Prof. dr. Newton Duarte
Data 04/08/2014
Resumo As políticas curriculares para a educação básica no Brasil têm passado, desde a década de 1990, por reformas que têm continuidade nesse novo século. Essas políticas têm sido fortemente influenciadas pelo multiculturalismo, que defende uma determinada concepção de currículo e de conhecimento escolar.
Portanto, as reformas na educação escolar brasileira tiveram com um de seus alvos o currículo escolar, tendo-se constituído num marco, nesse sentido, a elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, os PCNs (BRASIL, 1997). Ao mesmo tempo, a teorização sobre o currículo escolar mostrou-se um campo muito propício à disseminação de estudos de autores internacionais nas vertentes neomarxistas, pós-estruturalistas, multiculturalistas, pós-colonialistas, pós-críticas, dentre outras. Observamos, deste modo, que o discurso da multiculturalidade tem servido aos interesses políticos e econômicos do Estado, formando, assim, um novo constructo ideológico que, aparentemente, defende a inclusão social, a democratização, o respeito, a diversidade e a cultura dos grupos minoritários, porém, na realidade, tem sido utilizado como estratégia para corroborar com o investimento internacional e a continuação do desenvolvimento do capitalismo. Tendo a Pedagogia Histórico-Crítica como referência, buscamos, neste trabalho, desenvolver contribuições para uma teoria do currículo, contrastando essas contribuições com a teoria multiculturalista do currículo, a qual tem embasado a elaboração de documentos nacionais oficiais. Deste modo, o objetivo geral deste trabalho foi o de evidenciar as contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica para a teoria do currículo, contrapondo-se às concepções de currículo, cultura e conhecimento, presentes nos documentos oficiais do Ministério da Educação do Brasil entre os anos de 2006 a 2012. O recorte temporal foi selecionado tendo em vista que as Diretrizes Curriculares Nacionais foram reformuladas neste período. Nossa tese central é a de que a teoria curricular, à luz da Pedagogia Histórico-Crítica, diferencia-se das teorias pedagógicas hegemônicas atuais, porque defende a superação das concepções burguesas de educação escolar, sem negar a importância do ensino e da aprendizagem escolares dos conhecimentos científicos, artísticos e filosóficos em suas formas mais desenvolvidas. Afirmamos, igualmente, que o currículo escolar na concepção da Pedagogia Histórico-Crítica supera tanto a da pedagogia tradicional quanto a das pedagogias do aprender a aprender. O caráter original da concepção histórico-crítica de currículo apoia-se numa teoria materialista, histórica e dialética do papel do conhecimento na prática social transformadora.

Palavras-chave: currículo; pedagogia histórico-crítica; políticas curriculares nacionais; multiculturalismo; pós-modernismo.


ABSTRACT

Curricular policies for basic education in Brazil have passed since the 1990s, for reforms that have continuity in this new century. These policies have been strongly influenced by multiculturalism, defending a particular conception of curriculum and school knowledge. Therefore, reforms in the Brazilian school education had with one of his targets school curriculum, having constituted a milestone in that sense, the development of the National Curriculum Standards for Elementary Education, NCPs (BRASIL, 1997). At the same time theorizing about the curriculum proved to be a very fertile field for the dissemination of international authors in studies of neo-Marxist strands, poststructuralist, multicultural, postcolonial, post-critical, among others. We observe, therefore, that the discourse of multiculturalism has served the political and economic interests of the State, thus forming a new ideological construct that apparently advocates social inclusion, democratization, respect, diversity and culture of minority groups But, in fact, has been used as a strategy to support with international investment and further development of capitalism. Adopting the Historical-Critical Pedagogy as a theoretical and methodological framework the aim of this dissertation is to develop contributions to the construction of school curricula in a perspective that goes beyond the choice between a positivist school curriculum versus a multicultural one. Thus, the objective of this study was to highlight the contributions of the Historical-Critical Pedagogy for curriculum theory, opposing conceptions of the curriculum, culture and knowledge, present in the official documents of the Ministry of Education of Brazil between from 2006 to 2012.
During this period the National Curriculum Guidelines were reformulated. We emphasize, therefore, that our central thesis is that curriculum theory in the light of Historical-Critical Pedagogy, differs from current hegemonic pedagogical theories because advocates the overcoming of school education in their bourgeois ways without denying the importance of school teaching and learning of the most developed and richest forms of scientific, artistic and philosophical knowledge. We affirm also that the Historical-Critical conception of curriculum differs from both the traditional pedagogy and the pedagogies those advocate the principle of learning to learn. The original contributions of Historical-Critical Pedagogy for a new theory of school curriculum are based in a historical dialectical materialist approach of the importance of knowledge for a social transformative practice.


Keywords: curriculum; historical-critical pedagogy; Brazilian curriculum policies; multiculturalism; postmodernism.
Tipo Defesa-Doutorado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara