UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Erika Natacha Fernandes de Andrade
Titulo O Homeme e o Desenvolvimento Humano nos Discursos de Aristóteles e John Dewy
Orientador(a) Prof. Dr. Marcus Vinicius da Cunha
Data 14/08/2014
Resumo O movimento de revisão da teoria aristotélica desencadeado no século XX afastou Aristóteles de interpretações teológicas até então hegemônicas, permitindo o surgimento de investigações que relacionam a sua filosofia com as ideias de pensadores que o sucederam, como é o caso de John Dewey. Considerando que esse tema ainda requer aprofundamentos, em especial quanto às bases psicológicas que sustentam os dois filósofos, o presente trabalho focaliza o conceito de homem e de desenvolvimento humano nos discursos de Aristóteles e Dewey. Esta investigação utiliza a análise retórica oriunda de Chaïm Perelman, buscando compreender as estratégias argumentativas utilizadas pelos dois autores (definidos como oradores) para persuadir seus leitores (definidos como auditório). Foram examinados os escritos da maturidade de Aristóteles e vários textos de Dewey, a maioria deles elaborados durante o período em que o autor trabalhou em Chicago e Columbia. Os resultados da pesquisa estão organizados em quatro capítulos, sendo o primeiro deles referente às definições aristotélica e deweyana de ser humano; a análise utiliza o conceito de dissociação de noções. O segundo capítulo discorre sobre o processo de formação e desenvolvimento do homem, utilizando para isso a conceituação de metáfora. O terceiro discute o contexto propício à formação e ao desenvolvimento humano, recorrendo à noção de filosofia prática. O último capítulo apresenta a linguagem e os acordos linguísticos como fatores causais da definição de homem e da promoção do desenvolvimento humano. Todos os capítulos discutem a relação entre discurso e auditório em cada um dos filósofos. A conclusão defende que as semelhanças entre Aristóteles e Dewey são mais significativas do que as suas diferenças, especialmente porque ambos adotam concepções contrárias ao transcendentalismo, o que fica evidente em suas teorizações sobre a linguagem. Por fim, o trabalho discute a relevância dessa conclusão para a área da educação, particularmente para o desenvolvimento de uma pedagogia que valorize o componente estético e poético das práticas educativas.


Palavras–chave: Aristóteles. John Dewey. Análise retórica. Desenvolvimento humano. Educação.


The movement to review the Aristotelian theory unleashed in the 20th century deviated Aristotle from theological interpretations hitherto hegemonic, allowing the emergence of investigations that relate his philosophy to the ideas of thinkers who emerged after him, such as John Dewey. Considering that this subject still requires deepening, especially regarding the psychological foundations that underlie the two philosophers, this paper focuses on the concept of man and human development in the speeches of Aristotle and Dewey. This research uses the rhetorical analysis from Chaïm Perelman, seeking to understand the argumentative strategies used by the two authors (defined as speakers) to persuade their readers (defined as auditorium). Writings of Aristotle’s maturity and several texts from Dewey were examined, most of them developed during the period in which the author worked in Chicago and Columbia. The results from this investigation are organized into four chapters, the first one referring to the Aristotelian and Deweyan definitions of being human; the analysis uses the concept of dissociation of notions. The second chapter talks about the process of formation and development of man, using the concept of metaphor in order to do it. The third chapter discusses the appropriate context to the human development and formation, using the concept of practical philosophy. The final chapter presents the language and linguistic arrangements as causes of the definition of man and promotion of human development. All chapters discuss the relationship between speech and audience in each of the philosophers. The conclusion argues that the similarities between Aristotle and Dewey are more meaningful than their differences, especially because both adopt ideas contrary to the transcendentalism, which is clear in their theorizations about language. Finally, the paper discusses the relevance of this conclusion for the field of education, particularly for the development of a pedagogy that values the aesthetic and the poetic components of educational practice.


Keywords: Aristotle. John Dewey. Rhetorical analysis. Human development. Education.
Tipo Defesa-Doutorado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara