|
|
Aluno(a) |
Valeria Marta Nonato Fernandes Mokwa |
Titulo |
Estado da Arte sobre sexualidade e Educação Sexual: estudo analítico-descritivo de teses e dissertações produzidas na Universidade Estadual Paulista |
Orientador(a) |
Prof. dr. Paulo Rennes Marçal Ribeiro |
Data |
08/08/2014 |
Resumo |
A sexualidade é um tema que ganhou destaque nos meios científico e educacional e envolve elementos da história dos indivíduos e dos grupos sociais, esbarrando em valores, tabus, crenças, cultura e religião, de acordo com os fatores e aspectos construídos socialmente ao longo dos séculos, e que influenciam a concepção de sexualidade do indivíduo, ou seja, a sua educação sexual. Este trabalho, de caráter bibliográfico, objetivou elaborar o que se denomina Estado da Arte ou Estado do Conhecimento em relação à temática sexualidade e Educação Sexual desenvolvidas nas teses de doutorado e dissertações de mestrado, desde a abertura dos Programas de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências da UNESP nos campi de Marília, Araraquara, Rio Claro, Presidente Prudente e Bauru. Para tanto, analisamos as dissertações e teses dos programas citados, identificando suas análises e considerações. Dentre os resultados obtidos, podemos destacar a sexualidade no meio acadêmico-científico vem se tornando interesse de pesquisa, sendo necessária a implantação da Educação Sexual nas escolas desde a Educação Infantil; nas instituições formadoras de profissionais de diversas áreas de conhecimento, assim como nos programas de Pós-Graduação, já que diferentes profissionais se aventuraram no universo da sexualidade. Esse universo não se esgota e é possível, a partir dos resultados encontrados, delinear novos objetos de estudos para enriquecer a institucionalização da história da sexualidade.
Palavras-chave: Sexualidade. Educação Sexual. Estado da Arte. Produções acadêmico-científicas. Formação profissional. Sexo.
STATE OF THE ART ABOUT SEXUALITY AND SEXUAL EDUCATION: analytical-descriptive study of theses and dissertations produced in state university Estadual Paulista
ABSTRACT
The sexuality it is a topic that has gained prominence in scientific and educational environment and involves elements of the history of individuals and social groups, bumping into values, taboos, beliefs, culture and religion, according to the factors and aspects socially constructed over the centuries, and influencing the design of a person's sexuality, or his sexual education. This work aimed to develop a bibliographical what is called State of the Art or State of Knowledge in relation to sexuality and sexual education theme developed in the PhD theses and dissertations from the opening of the Graduate Programs in Education and Teaching Science UNESP the campuses of Marilia, Araraquara, Rio Claro, Bauru and Presidente Prudente. For this, we analyze the theses of the programs mentioned, identifying their analyzes and considerations. Among the results we emphasize sexuality in academic and scientific circles has been of research interest, the implementation of sex education in schools from early childhood education, professional training institutions in various areas of knowledge is required, as well as in graduate programs, as different professional venture into the universe of the study of sexuality. This study is not limited and is possible from the results, identify new objects of study to enhance the institutionalization of the history of sexuality. It is extremely necessary to leave the topic of theses, dissertations and studies to be transferred to the practical part, because they all come to the same conclusion, that sexuality education is needed in order to be actually applied all this knowledge so that there the necessary transformation in our institutions and spread before our society, that sex makes this knowledge be restricted to academia.
Keywords: Sexuality. Sexual Education. State of the Art. Academic and scientific production. Vocational training. Sex. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|