UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Alexandre Harlei Ferrari
Titulo De Estocolmo, 1972 a Rio+20, 2012: O Discurso Ambiental e as Orientações para a Educação Ambiental nas Recomendações Internacionais
Orientador(a) Profª Drª Maria Cristina de Senzi Zancul
Data 24/07/2014
Resumo De 1972 a 2012, três grandes conferências mundiais (Estocolmo-72; Rio-92; Rio+20) e um grande número de encontros, reuniões, congressos e conferências menores, que precederam e sucederam estes eventos principais, foram realizados pela Organização das Nações Unidas – ONU e seus organismos institucionais. Com a participação de centenas de países, tais eventos tiveram o propósito de discutir temas voltados à problemática ambiental e meio ambiente (poluição, desertificação, esgotamento dos recursos naturais, aquecimento global etc.), além de assuntos fundamentais como desenvolvimento econômico e social e, também, aspectos educacionais, buscando alternativas para enfrentamento dos problemas vivenciados pela humanidade. Tomando este percurso histórico, a presente pesquisa teve como objetivo analisar o discurso ambiental contido nas recomendações internacionais e nas orientações para a Educação Ambiental nos documentos oficiais produzidos em todos estes eventos. Como hipóteses, consideramos que de Estocolmo-1972 à Rio+20-2012, as recomendações internacionais trazem um discurso com propostas para o enfretamento das questões ambientais, apontando, entre outros tópicos, que as orientações, por si só, não são suficientes para desencadear as mudanças necessárias frente a estas questões; que o enfrentamento dos problemas ambientais envolve a participação de diferentes atores (países, governos, empresas, organizações, pessoas etc.), com objetivos e ações nem sempre consensuais; que a Educação Ambiental é um fator importante no enfrentamento das questões ambientais. Como procedimentos metodológicos, foram adotados: a pesquisa documental, em documentos oficiais produzidos nas conferências e encontros internacionais no referido período; a Análise de/do Discurso enquanto posicionamento teórico/conceitual acerca dos sentidos, contextos, conexões e autoria daquilo que foi produzido; a entrevista, por meio de questionário aberto enviado através de correio eletrônico e mensagens postadas em perfis pessoais em rede social na Internet. Em nossos resultados, observamos que tanto o discurso ambiental quanto aquele para a Educação Ambiental, contidos nas recomendações e orientações internacionais, repete-se ao longo das três grandes conferências e nos outros eventos menores, reverberando a mesma disposição em buscar alternativas frente às dificuldades de se encontrar mecanismos para que as soluções propostas sejam, efetivamente, colocadas em prática. Mesmo constatando mudanças positivas ao longo destes 40 anos, nossas considerações finais apontam que as ações engendradas foram tímidas, esbarrando na burocracia diplomática, na inércia governamental e na indisponibilidade econômica (de financiamento) dos países desenvolvidos para com os países em desenvolvimento.

Palavras-Chave: Conferências Internacionais, Meio Ambiente, Educação Ambiental


From 1972 to 2012, three major world conferences (Stockholm-72, Rio 92, Rio+20) and a large number of seminars, conferences and smaller meetings that preceded and succeeded these major events, were held by the United Nations - UN and its institutional bodies. With the participation of hundreds of countries, such events intended to discuss issues related to environmental problems and environment (pollution, desertification, depletion of natural resources, global warming etc.) as well as fundamental topics as economic and social development and also, educational aspects, seeking alternatives to addressing the problems facing by humanity. Taking this historical background, the present study aimed to analyze the environmental discourse contained in international recommendations and in the Guidelines for Environmental Education in official documents produced in all these events. As hypotheses, it was considered that from Stockholm-1972 until Rio+20-2012, the international recommendations bring a speech with proposed changes to the treatment of environmental issues, pointing out, among other topics, that guidelines, by themselves, are not sufficient to trigger the necessary changes to face the environmental problems; that confront of the environmental issues involves the participation of different actors (countries, governments, businesses, organizations, people, etc..), with different goals and not always consensual actions; that environmental education is an important factor in addressing environmental issues. As methodological procedures, were adopted: the documentary research, using official documents produced at international conferences and meetings in that period; the Discourse Analysis as a theoretical/conceptual foundation about the meanings, contexts, and connections of what was produced positioning; interviews, using open- questionnaire sent by email and posted as messages in personal profiles on social networking on the Internet. In our results, we observed that both the environmental discourse as that of Environmental Education, and the recommendations contained in the international guidelines, are the same, along the three major conferences and in other smaller events, reverberating the same disposition to seek alternatives face the difficulties of finding mechanisms so that the proposed solutions are effectively put into practice. Even noting positive changes over these 40 years, our conclusions point that the actions engendered was shy, bumping in diplomatic bureaucracy, in government inaction and in the economic availability (to funding) from developed to developing countries.

Keywords: International Conferences, Environment, Environmental Education
Tipo Defesa-Doutorado
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APG 2.0
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