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Aluno(a) |
Larissa Quachio Costa |
Titulo |
Ensino de Literatura: possível humanização do indivíduo no contexto da atual sociedade |
Orientador(a) |
Prof. Dr. Luiz Antonio Calmon Nabuco Lastória |
Data |
12/08/2014 |
Resumo |
Esta pesquisa de mestrado situa-se no âmbito dos fundamentos da educação e para embasar seus argumentos dirige-se ao estudo teórico do conceito de catarse desde Aristóteles até George Lukács e Dermeval Saviani. É realizada a retomada histórica do termo e o aprofundamento deste se dá nas obras do filósofo húngaro, Lukács, e do educador brasileiro, Saviani. Com base nesses estudos, abordamos a catarse como uma categoria estética, mas também ética, uma vez que, segundo nosso entendimento, pode, por meio da arte, suscitar nos indivíduos a vivência de determinadas emoções e pode também, seja pela arte ou pela ciência, despertar no mesmo um novo posicionamento intelectual capaz de lhe reclamar ações constantemente pautadas pela ética. A catarse, dessa maneira, é vista como parte de um processo de humanização do indivíduo. Defendemos que a boa literatura, forma de expressão artística articulada aos grandes problemas do desenvolvimento da humanidade, pode exercer um papel relevante na formação humana, pois pode acarretar a catarse no leitor e assim contribuir para o seu processo de humanização. É imprescindível que o sujeito seja orientado quanto à recepção estética e qualidade das obras literárias e, então, discutimos o ensino de literatura eficaz a essa orientação e devidamente comprometido com a especificidade da escola: a transmissão do conhecimento mais elaborado. Pensamos o ensino de literatura com base nos pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica, portanto, pensamo-lo como parte do processo de socialização do saber sistematizado, enquanto transmissão e recriação de valores e conhecimentos da sociedade, enfim, como trabalho educativo que contribui para a formação intelectual e humanística dos indivíduos.
Palavras chave: Catarse. Estética. Ética. Ensino de Literatura. Pedagogia Histórico-Crítica.
This master's research lies under the foundations of education and to support their arguments addresses the theoretical study of the concept of catharsis from Aristotle to George Lukács and Dermeval Saviani. The historical resumption of the term is held and deepening of this occurs in studies of hungarian philosopher, Lukács, and brazilian educator, Saviani. Based on these studies, we approach the catharsis as an aesthetic category, but also ethical, since, in our opinion, can, through art, arouse in the individuals the experience of certain emotions and can also, be the art or science, awaken in the same a new intellectual position which can claim him actions constantly guided by ethics. Catharsis, thus, is understood as part of a process of humanization of the individual. We argue that good literature, artistic expression articulated to the great problems of development of humanity, can exercise an important role in the human formmation because it can lead to the catharsis in the reader and thus contribute to the process of humanization. We believe teaching literature based on the assumptions of the Historical-Critical Pedagogy therefore Think it as part of the socialization process of systematized knowledge as transmission and recreation values and knowledge society, in short, as educational work that contributes to the intellectual and humanistic individuals.
We think the teaching of literature based on the assumptions of the Historical-Critical Pedagogy, therefore, as part of the socialization process of systematized knowledge, as transmission and recreation values and social knowledge, in short, as educative work that contributes to the intellectual and humanistic formation of individuals.
Keywords: Catharsis. Aesthetics. Ethics. Teaching of Literature. Historical-Critical Pedagogy. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
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