UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Mariana de Cassia Assumpção
Titulo A prática social na pedagogia histórico-crítica: uma análise à luz dos estudos de Lev Vigotski e Georg Lukács sobre as relações entre arte e vida
Orientador(a) Prof. Dr. Newton Duarte
Data 25/08/2014
Resumo A presente pesquisa de mestrado integra um projeto maior que tem sido desenvolvido pelo orientador, Prof. Dr. Newton Duarte, intitulado: “Arte e formação humana em Lukács e Vigotski”. Com efeito, o trabalho que aqui se apresenta busca analisar as relações entre prática educativa e prática social na pedagogia histórico-crítica, adotando-se como referência os estudos de Lev Vigotski e Georg Lukács sobre as relações entre arte e vida. Nesse sentido, partiu-se da hipótese segundo a qual as análises realizadas por estes autores, em especial, sobre as relações mediadas e dialéticas entre arte e vida trazem importantes contribuições para o entendimento das mediações existentes entre a educação escolar e a prática social em geral. Deve-se enfatizar que não é função das obras de arte promover transformações imediatas na realidade social, uma vez que ela deve atuar sobre o âmbito das subjetividades, evocando efeitos que permitam aos indivíduos, estaticamente educados, sentirem-se parte constituinte da história do gênero humano. Também no caso da educação escolar, a relação com a prática social não se apresenta de forma direta. Evidencia-se que, tal como a arte, o objetivo principal da educação escolar reside em modificar a visão de mundo dos indivíduos para que estes construam as possibilidades de transformação da realidade. É por entender a prática pedagógica como uma mediação indispensável entre o indivíduo e a prática social que a pedagogia histórico-crítica afirma e defende o papel da escola no processo de transmissão dos conhecimentos científicos, políticos, artísticos e filosóficos em suas formas mais desenvolvidas.
Palavras-chave: Prática social. Prática educativa. Arte. Lukács. Vigotski. Pedagogia histórico-crítica.


ABSTRACT

The present masters research integrates a larger project that has been developed by the advisor Prof. Dr. Newton Duarte, titled: “Art and human formation in Lukács and Vigotski”. With effect the work that here if presents search analyze the relations between educational practice and social practice in historical-critical pedagogy adopting itself as references studies from Lev Vigotski and Georg Lukács on relations between art and life. In this sense departed if of hypothesis according to which the analyzes performed by these authors in special on relations mediated and dialectical between art and life bring important contributions for understanding of mediations existing between school education and social practice in general. Must if emphasize that is not function of artworks promote transformations immediate in social reality , once she must act on the scope of subjectivities evoking effects which allow the individuals statically educated feel part constituent of history of the genre human. Also in the case of education to relationship to social practice is not presented directly. It is evident that as the art the main purpose of school education is to change the worldview of individuals so that they build the possibilities of transformation of reality. Is why understand the pedagogical practice as a indispensable mediation between the individual and social practice that pedagogy historical-critical affirms and defends the role of school in the transmission process of scientific knowledge political, artistic and philosophical in their more developed forms.
Keywords: Practice social. Educational practice. Art. Lukács. Vigotski. Pedagogy historical-critical.
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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