UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Marcela Pastana
Titulo Muito Prazer!? Discussões sobre sexualidade, gênero e educação sexual a partir da análise de revistas femininas e masculinas
Orientador(a) Profª Drª Ana Cláudia Bortolozzi Maia
Data 16/06/2014
Resumo A educação sexual é um processo que ocorre por toda a vida e envolve diferentes instâncias como a família, a escola, o meio social e os meios de comunicação. Os materiais midiáticos participam no aprendizado sobre sexualidade e gênero e transmitem continuamente padrões e modelos idealizados de feminilidade, de masculinidade, de corpo, de relacionamentos amorosos, de sociabilidade e de práticas sexuais, com muitas imagens e mensagens que afirmam a importância de aproveitar a vida, de divertir-se, de buscar a felicidade e o prazer. Neste sentido, torna-se importante a discussão sobre a forma repressiva como o prazer, ao invés de ser compreendido como um campo de múltiplas possibilidades, passa a ser visto como uma exigência, um dever a ser cumprido, um imperativo acompanhado de modelos normativos sobre como deve ser buscado e sentido. Um dos marcadores que atravessam a construção desses modelos normativos é os padrões de gênero, de forma que a divisão binária entre feminilidade e masculinidade é naturalizada e colocada como determinante de quais serão os gostos, interesses, sentimentos, desejos e prazeres dos sujeitos. Nesta pesquisa qualitativa-descritiva documental foi realizada a análise de conteúdo das edições publicadas em fevereiro de 2012 de 14 revistas femininas e masculinas (Nova, Boa Forma, Women’s Health, Tpm, Capricho, Atrevida, Todateen, Playboy, Sexy, Vip, Men’s Health, Trip, Júnior e G) com o objetivo de identificar o que é representado como prazeroso pelas publicações e de que forma os prazeres valorizados variam de acordo com a segmentação por gênero. A partir da análise foi possível identificar que nas revistas femininas predomina um ideal de “viver bem”, relacionado à busca pelo equilíbrio, pela autoestima e pelo cultivo de si mesma e das próprias relações, de modo que os prazeres valorizados com mais frequência foram o cuidado com a beleza e com o corpo, o relacionamento amoroso e o sexo. As revistas masculinas transmitem um ideal de “boa vida”, em que os excessos, a diversão, o lazer, a liberdade e o consumo são associados aos elementos valorizados com mais frequência como prazerosos: as imagens do corpo feminino, o sexo e as bebidas alcóolicas. A partir da discussão dos resultados encontrados, ressalta-se a importância da abordagem sobre gênero e prazer em projetos de Educação Sexual e a possibilidade de aliá-la à leitura crítica dos meios de comunicação, de forma que os padrões normativos possam ser discutidos, refletidos criticamente e problematizados.

Palavras-chave: Prazer; Gênero; Sexualidade; Educação Sexual; Revistas Femininas; Revistas Masculinas.


ABSTRACT
Sexual education is a process that occurs during all life and involves different instances such as the family, the school, the social environment and the media. The media materials participate in the learning process about sexuality and gender and transmit continuously idealized patterns and models of femininity, masculinity, body, love relationships, sociability and sexual practices, with many images and messages that affirm the importance of enjoying life, having fun, searching for happiness and pleasure. Considering this, it becomes important to discuss about the repressive way by which pleasure, instead of being comprehended as a field of multiple possibilities, is seen as an exigency, a duty to be performed, an imperative followed by normative models about what has to be aimed and felt. One of the markers that pervades the construction of these normative models is the gender patterns, in a way that the binary division between femininity and masculinity is naturalized and put as a determinant of what will be the subjects’ preferences, interests, feelings, desires and pleasures. In this qualitative-descriptive documental research, it was conducted the content analysis of the editions published in February 2012 of 14 feminine and masculine magazines (Nova, Boa Forma, Women’s Health, Tpm, Capricho, Atrevida, Todateen, Playboy, Sexy, Vip, Men’s Health, Trip, Júnior and G), with the objective of identifying what is represented as pleasurable by the publications and how the pleasures represented as positive vary according to the gender segmentation. Based on the analysis, it was possible to identify that in feminine magazines there is the predominance of a “living well” ideal, related to the search for harmony, self-esteem and to the care of oneself and of one’s own relations, what is related to the fact that the pleasures valued most frequently were the care about the beauty and the body, love relationship and sex. The masculine magazines transmit an ideal of “good life”, in which the excesses, the fun, the leisure, the freedom and the consumption are associated with the elements valued more frequently as pleasurable: images of the women’s body, sex and consumption of alcoholic beverages. From the discussion about the results found, it is highlighted the importance of the approach about gender and pleasure in Sexual Education projects and the possibility to ally it with the critical analysis of media materials, making it possible to discuss, reflect critically and problematize the normative patterns.

Keywords: Pleasure; Gender; Sexuality; Sexual Education; Feminine Magazines; Masculine Magazines.
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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