UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Rayana Silveira Souza Longhin Lourenço
Titulo A Formação Continuada nas Escolas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Orientador(a) Prof. dr. Edson do Carmo Inforsato
Data 11/06/2014
Resumo Tendo como base o contexto educacional contemporâneo, este estudo considera a Formação Continuada de Professores como um processo decisivo para a melhoria da qualidade do ensino no país. Sendo assim, o presente trabalho tem por objetivo central analisar a viabilidade da Formação Continuada em Serviço, mais precisamente no Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC). Para tanto, seu foco de interesse reside em identificar quais as relações presentes entre as práticas realizadas nessa reunião e os aspectos essenciais definidores de uma Formação Contínua. O referencial teórico baseou-se nos trabalhos que abordam essa temática, nos quais buscou-se aportes que fundamentassem a importância da Formação em Serviço e do HTPC conforme estabelecido pela legislação escolar. É uma pesquisa qualitativa de natureza empírica, baseada em observações diretas do HTPC, realizadas durante um semestre letivo em duas escolas públicas municipais. Também foram aplicadas entrevistas a uma amostra de sete professores em cada escola, e aos responsáveis pela condução do HTPC: a Diretora na Escola A e a Coordenadora Pedagógica na Escola J. Os dados levantados foram tratados com base na Análise de Conteúdo, de Bardin (1977), que forneceu categorias empíricas e a base principal para a sua interpretação. Concluímos através da análise dos dados que o HTPC efetivamente como prática de Formação em Serviço ainda é algo a se alcançar, devido aos equívocos e incongruências presentes em seu desenvolvimento e apontados no decorrer desta pesquisa.

Palavras-chave: Formação Continuada de Professores; Formação em Serviço; Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo; Trabalho Docente; Práticas Pedagógicas; Coordenador Pedagógico.

ABSTRACT

Based on the contemporary educational context, this study considers Continuing Education for Teachers as a key process to improve the quality of teaching in the country. Thus, the present work is mainly aimed at analyzing the feasibility of Continuing Education Service, more precisely, the Collective Pedagogical Working Hours (CPWH). Therefore, its focus of interest lies in identifying the relationships between the practices performed at that meeting and the essential aspects which define a Continuing Education. The theoretical framework was based on studies that address this issue, in which we sought contributions to support the importance of In-Service Training and CPWH as established by school legislation. It is a qualitative empirical research, based on the CPWH direct observations, made during an academic semester in two municipal public schools. Also, interviews were applied to a sample of seven teachers in each school, and to those responsible for conducting the HTPC: the School Principal and the School Pedagogical Coordinator. The obtained data were treated based on Bardin’s (1977) Content Analysis, which provided the empirical categories and the main basis to interpret them. We concluded, by analyzing the data, that the CPWH, effectively, as a practice for In-Service Training, is still something to be achieved, due to ambiguities and inconsistencies present in its development and pointed out in this study.

Keywords: Continuing Education for Teachers; In-Service Training; Collective Pedagogical Working hours; Teaching Work; Pedagogical Practices; Pedagogical Coordinator.
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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