UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Simone Cheroglu
Titulo Educação e desenvolvimento de zero a três anos de idade: contribuições da psicologia histórico-cultural para a organização do ensino
Orientador(a) Profª Drª Ligia Márcia Martins
Data 27/06/2014
Resumo O desenvolvimento infantil é um processo que se realiza por meio da atividade da criança. A atividade é a via pela qual a criança internaliza, e torna suas, as propriedades e características humanas produzidas coletivamente. Todavia, nem toda atividade promove o desenvolvimento cultural e a cada período desse processo uma determinada atividade o orienta e mobiliza, em sua totalidade. Os processos psíquicos se formam e se complexificam na medida em que as atividades infantis os requeiram em novas qualidades, transformando-os em estrutura e função. Fundamentalmente determinado pelas condições de vida e educação, o desenvolvimento da criança necessita ser promovido intencionalmente. Consequentemente, revela-se que a educação de crianças de zero a três anos, deve objetivar-se não apenas em ações de cuidado e manutenção da saúde, mas sim, por meio de ações que componham atividades cuja finalidade seja promover direta e deliberadamente o desenvolvimento cultural das mesmas. Nessa direção, essa pesquisa, sistematizou conhecimentos da psicologia histórico-cultural com a finalidade de subsidiar teórica e praticamente a organização da atividade de ensino para essa faixa etária.
Palavras-chave: desenvolvimento infantil; educação infantil; desenvolvimento cultural; primeira infância; ensino; psicologia histórico-cultural.


ABSTRACT
Child development is a process that takes place through the child's activity. The activity is the route by which the child internalizes and makes their, properties and human characteristics collectively produced. However, not every activity promotes cultural development and this process each time a particular activity guides and mobilizes in its entirety. Mental processes are formed and complicate the extent that kids activities require them in new qualities, transforming them into structure and function. Mostly determined by the conditions of life and education, child development needs to be promoted intentionally. Consequently, it appears that the education of children from birth to three years, should aim not just on actions and maintenance of health care, but rather through shares comprising activities whose purpose is to promote the development directly and deliberately cultural thereof. In this sense, this research, systematized knowledge of cultural-historical psychology in order to support theoretical and practical organization of teaching activity for this age group.
Keywords: child development; children scholar education; cultural development; infancy; instruction; Historical-Cultural Psychology
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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