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Aluno(a) |
Márcia Rita Mesquita Ferraz de Arruda |
Titulo |
CULTURANÁLISE DE GRUPOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA: RESSIGNIFICANDO AS CULTURAS PATENTE, LATENTE E O ESPAÇO ESCOLAR - ALÉM DO TEXTO E AQUÉM DO TECIDO |
Orientador(a) |
Prof. Dr. Denis Domeneghetti Badia |
Data |
06/06/2013 |
Resumo |
Esta pesquisa tem como objetivo investigar o cotidiano de uma escola pública visando ressignificar as culturas patente, latente e o espaço escolar. Foram estudados 38 membros do Conselho de Escola (CE), sendo 3 gestores, 19 docentes, 5 pais, 7 alunos e 4 funcionários, da EE Dr. Waldemiro Naffah, localizada em São José do Rio Preto, SP. Por meio das heurísticas culturanalíticas, mapearam-se as culturas patente (chart de Malinowski e perfil etnográfico) e latente (pedagogia da escuta, teste do arquétipo de nove elementos (AT.9) e teste arquetípico urbano de nove elementos (ATu-9)). Os resultados mostraram que a maioria dos membros do CE é do sexo feminino (71%), possui ensino superior (65,8%) e idade entre 14 e 59 anos (média = 39,4 anos). No grupo CE houve predomínio do microuniverso místico (36,8%), seguido do heroico (21,1%), sintético (21,1%) e desestruturado (21,1%). Foram identificados nesse grupo 6 microuniversos estruturados de forma negativa, sendo 2 relativos ao microuniverso místico, 2 ao heroico e 2 ao sintético. Dentre os componentes do CE, verifica-se predominância do microuniverso sintético para gestores, do místico para docentes, do desestruturado para pais e funcionários, e do microuniverso heroico para alunos. A análise dos semantismos positivo (vida) e negativo (morte) para os nove arquétipos, quanto aos espaços arquitetônicos, mostrou que dos 29 ambientes mencionados pelos membros do CE, as maiores incidências para semantismo positivo foram, por quantidade de citações, sala de aula (38), biblioteca (25), quadra (25), sala dos professores (24), sala de vídeo (18) e sala da direção (15), e para semantismo negativo incluíram sala de aula (11), corredor entre salas de aula (7), quadra (7), refeitório (5), sala dos professores (6) e calçada (3). Na análise do semantismo, houve concordância na maioria dos arquétipos, tanto no teste AT-9 como no ATu-9, sendo positivo para refúgio, elemento cíclico, personagem, água e animal; negativo para monstro e semantismos opostos para queda, espada e fogo. Por meio da pedagogia da escuta, nota-se que nesta escola o racional cognitivo não se opõe ao afetivo, mas convivem nesse espaço; ocorre equilíbrio entre as dimensões administrativa, humana, participativa, pedagógica e educacional, ou seja, os valores do instituído não sobrepostos ao instituinte. Houve predomínio do regime noturno, sendo a paisagem mental dos membros do CE representada principalmente pelo vetor místico. O tema dominante que emergiu ao nível da cultura latente foi o imaginário da contraditorialidade. A ressignificação das culturas patente, latente e dos espaços da escola sugere uma harmonia contraditorial que leva o grupo a uma dinâmica de convívio social, mesmo diante de contradições inerentes ao cotidiano escolar. A instituição escola investigada pode representar um refúgio como local sagrado e prazeroso, cuja proteção parece estar assegurada, indicando a preservação do espaço. Os resultados da aplicação das heurísticas AT.9 e ATu-9 sugerem que a angústia existencial pode estar sendo, de alguma forma, superada.
Palavras-chave: antropologia do imaginário, culturanálise de grupos, cotidiano escolar, cultura patente, cultura latente, espaço escolar
ABSTRACT
The purpose of this study was to investigate the daily life of a public school aiming resignify the patent and latent cultures and the school space. A total of 38 members of School Council (SC) including 3 managers, 19 teachers, 5 parents, 7 students, and 4 employees, of EE Dr. Waldemiro Naffah, situated in the São José do Rio Preto, São Paulo State, were studied. The theoretical matrices of this research included group culturanalysis by J. C. de Paula Carvalho, general theory of the imaginary by G. Durand, experimental formulation of imaginary by Y. Durand, and urban archetypal test with nine elements test (ATu-9) by D. Rocha Pitta. Using culturanalytical heuristics, the patent (chart of Malinowski and ethnographic profile) and latent (listening pedagogy, archetypal test with nine elements (AT.9) and ATu-9) cultures were mapped. The results showed that most of the members of SC is female (71%), has higher education (65.8%) and age between 14 and 59 years (mean = 39.4 years). In the group SC, there was predominance of the mythical micro-universe (36.8%), followed by heroic (21.1%), synthetic (21.1%), and unstructured (21.1%). In this group, 6 negatively structured micro-universes (2 related to mythical micro-universe, 2 to heroic, and 2 to synthetic) were identified. Among the components of SC, it was verified the predominance of synthetic micro-universe for managers, mythical for teachers, unstructured for parents and employees, and of heroic micro-universe for students. Regarding the architectural spaces, according to the quantity of citations, the analysis of the positive (life) and negative (death) semantics for the nine archetypes revealed that of the 29 environments mentioned by the members of SC, the highest incidences for positive semantics were classroom (38), library (25), sports court (25), teachers room (24), video room (18) and management room (15), and for negative semantics included classroom (11), corridor among classrooms (7), sports court (7), canteen (5), teachers' room (6) and sidewalk (3). In the analysis of semantics, there was concordance in the majority of the archetypes in both AT-9 and ATu-9 tests: positive for refuge, cyclic element, person, water, and animal; negative for monster and opposed semantics for drop, sword and fire. The listening pedagogy showed that in this school the cognitive rational is not opposed to the affective, but both coexist in this space; there is a balance among administrative, human, participative, pedagogic, and educational dimensions, that is, the values of the instituted not superimposed to the instituting. There was predominance of the nocturnal regimen and the mental landscape of the members of SC was represented mainly by the mythical vector. The dominant theme that emerged at the level of the latent culture was the imaginary of the contradiction. The resignification of the patent and latent cultures and school spaces suggests a contradictory harmony that leads the group towards a dynamics of social living, even in the face of contradictions inherent to the daily school routine.
Keywords: general theory of the imaginary, AT.9, ATu-9, group culturanalysis, daily school routine, patent culture, latent culture, school space |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
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