UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Islei Simone Oliveira dos Santos
Titulo COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E GESTÃO DEMOCRÁTICA: contexto, fundamentos teóricos e propostas de atuação na Rede Pública Estadual de Ensino de São Paulo
Orientador(a) Prof. Dr. João Augusto Gentilini
Data 15/05/2013
Resumo Após a reforma de Estado que ocorreu a partir dos anos de 1990, um novo modelo de gestão foi implantado em todos os setores sociais. Dentro deste contexto a educação paulista passou por densas mudanças estruturais provenientes de sucessivas reformas educacionais pautadas numa visão gerencialista que modificou a organização do sistema público de ensino e de todos seus atores. Em 1996, foi introduzida em todas as escolas públicas estaduais de São Paulo, a figura do Coordenador Pedagógico que, no contexto deste novo desenho educacional, foi denominado de Professor Coordenador. Sob este viés, a pesquisa analisa – a partir de uma ampla análise bibliográfica sobre a temática – as atribuições do CP na rede pública do ensino do estado de SP, as possibilidades e limites de sua atuação na construção da gestão democrática do ensino. A metodologia utilizada se deu com base na análise de documentos oficiais (leis, decretos, resoluções) bem como em diversas obras sobre a Reforma de Estado implantada na década de 1990 e sobre a Gestão Democrática Educacional voltada para uma perspectiva de participação colegiada e na literatura que aponta o Coordenador Pedagógico como principal articulador do coletivo escolar e sua atuação frente à efetivação da gestão democrática do ensino. O referencial teórico baseou-se na vasta literatura sob a gestão democrática principalmente após a reforma do Estado nos anos de 1990. Esta pesquisa nos trouxe a possibilidade de visualizar o contexto no qual o coordenador pedagógico foi inserido nas escolas estaduais paulistas e as possibilidades e limitações de atuação na construção de um coletivo escolar que efetive a gestão democrática de ensino, entendendo que é extremamente relevante a atuação do coordenador pedagógico na articulação do coletivo escolar que elabora o projeto político-pedagógico voltado para realidade escolar visando contemplar no mesmo os desejos e anseios de um coletivo comprometido com a melhoria da qualidade de educação dentro de uma perspectiva voltada para a formação do indivíduo autônomo e consciente da sua cidadania.

Palavras Chaves: Gestão Democrática, Coordenador Pedagógico, Gestão Escolar e Trabalho Coletivo.

ABSTRACT

After the reform of state that occurred from the 1990s, a new management model was implemented in all social sectors. Within this context the state education system has undergone structural changes from dense successive educational reforms guided by a vision that changed the managerial organization of the public school system and all its actors. In 1996, was introduced in all public schools of São Paulo, the figure of the Pedagogical Coordinator, in the context of this new educational design, was named Teacher Coordinator. Under this bias, the research analyzes - from an extensive literature review on the topic - the duties of CP in public education in the state of São Paulo, the possibilities and limits of their role in building democratic management education. The methodology used was made based on analysis of official documents (laws, decrees, resolutions) as well as several works on the Reform of State deployed in the 1990s on the Democratic Management and Educational facing a stake collegiate and literature Pointing Pedagogical Coordinator as the main articulator of the school community and its action towards the realization of democratic management education. The theoretical framework was based on the extensive literature on democratic management especially after the reform of the state in the 1990s. This research has brought us the ability to view the context in which the pedagogical coordinator was inserted in schools São Paulo state and the possibilities and limitations of performance in the construction of a school community that efetive democratic management education, understanding that it is extremely important to the performance pedagogical coordinator at articulating the collective school which prepares the political-pedagogical project aiming toward school reality in the same contemplate the wants and desires of a collective committed to improving the quality of education within a perspective toward the formation of the autonomous individual and conscious their citizenship.

Key Words: Democratic Administration, Educational Coordinator, School Management and Labor Collective.
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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