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Aluno(a) |
Cláudia Ximenez Alves |
Titulo |
MEMÓRIA LÚDICA DE INFÂNCIA DE EDUCADORES QUE ATUAM EM CONTEXTOS RURAIS NO MUNICÍPIO DE ARARAQUARA-SP: Referências para Formação e Ação Docente |
Orientador(a) |
Profa. Dra. Marilda da Silva |
Data |
27/03/2013 |
Resumo |
O presente estudo reconstituiu e caracterizou a memória de educadores junto a crianças entre 4 e 6 anos de idade, em escolas do campo, buscando articulações possíveis entre suas experiências lúdicas infantis e ações docentes. Quanto à perspectiva teórico-metodológica adotada, optou-se pelas contribuições de estudos, tais como os de Gastón Pineau, Antônio Nóvoa, Pierre Dominicé, Franco Ferrarotti, Marie-Christine Josso, Delory-Monberger, Belmira Bueno, Denice Catani, Maria Helena Abrahão, entre outros, que exaltam a potencialidade e a propriedade que o método autobiográfico traz para pesquisas que tomam a memória e a narrativa autobiográfica como objeto de conhecimento e fonte de formação. Suas proposições articulam conhecimento, narração, experiência e memória e permitiram a este estudo a reflexão sobre o processo de formação e de prática docente requeridos. A partir desta perspectiva, a coleta de dados empírica foi feita por meio de depoimentos orais de sete educadoras que atuam em três escolas do campo do município de Araraquara-SP. O processo de análise dos dados buscou sustentação na teoria da Analise de Conteúdo, de Lawrence Bardin (1977). A aproximação ao pensamento de Walter Benjamin permitiu a valorização do brincar e seu potencial, entendido como experiência social, cultural e histórica, uma vez que dedicou parte de seus investimentos à relação entre brincar na infância e memória, conferindo expressividade à história, à experiência e à narrativa, em seus impasses e contrastes. Como resultado, as narrativas dos educadores valorizaram o brincar na infância enquanto fase de experiências significativas da vida e constitutivas de suas infâncias. Retrataram em suas memórias as referências de uma sociedade rural e urbana que reconhecia a brincadeira tradicional e popular enquanto atividade social contemporânea e que convivia com a presença, também, de brinquedos industrializados e eletrônicos. Tanto os brinquedos quantos os tipos de brinquedos por eles rememorados atestaram práticas culturais lúdicas nas quais a liberdade e a expressividade foram os elementos apontados como os mais valorizados e ressaltados. Foi comum entre as professoras: a menção à interação social como necessária e efetiva em suas infâncias, somada às possibilidades que privilegiaram de percebê-la em tempos e espaços amplos para brincar; atestarem permanências e diferenças em relação ao brincar das crianças de hoje; uma compreensão sobre os diferentes significados que os espaços, brinquedos e brincadeiras ocupam nos dias atuais na singularidade dessas crianças ainda um tanto distantes daqueles que as infâncias requerem e necessitam como estatuto para seu brincar; considerarem suas experiências lúdicas de infância como referências importantes para o desenvolvimento de suas ações docentes, ainda que associadas a concepções de brincar didatizantes.
Palavraschave: Memória Lúdica Docente. Infância. Formação Docente. Prática Docente.
This study reconstructed and characterized the memory of educators together with children between 4 and 6 years old, in country schools seeking possible links between their playful child experiences and teaching actions. As for the theoretical and methodological perspective adopted, the studies of Gaston Pineau, Antônio Nóvoa, Pierre Dominicé Franco Ferrarotti, Marie-Christine Josso, Delory-Monberger, Belmira Bueno, Denice Catani, Maria Helena Abrahão, among others, were used as reference. These studies expose the potentiality and property that the autobiographical method brings to researches which takes memory and autobiographical narrative as objects of knowledge and information source. Their statements articulate knowledge, narration, experience and memory allowing this study to reflect on the process of required training and teaching practices. From this perspective, the empirical data collection was done through oral testimony of seven educators who work in three country schools in Araraquara - SP. The process of data analysis was supported by the theory of Content Analysis, Lawrence Bardin. The similarity to Walter Benjamins though allowed the appreciation of playing and its potential, understood as a social, cultural and historical experience, once he dedicated part of their investments to the relation between playing during childhood and memory, giving expression to history, experience and narrative in its difficulties and contrasts. As a result, the educators narratives valued the act of playing during childhood as significant experiences of life and part of their childhood formation. Their memories show references of a rural and urban society that recognized the traditional and popular games as a contemporary social activity which also coexisted with the presence of electronic and industrialized toys. Both the toys and the kinds of toys mentioned showed cultural ludic playing practices in which freedom and expressiveness were the most valuable and emphasized items. It was common among teachers: the necessity of social and affective interaction in their childhood, added to the possibilities which privileged the perception of great time and space to play games and activities; certify similarities and differences in the way they used to play and how children play today, an understanding of the different roles that the space, toys and games occupy today in the uniqueness of these children still somewhat distant of those who are required and needed; they consider their childhood experiences as important references for the development of their teaching practices, although associated with conceptions of didactic playing.
KEY WORDS: Childhood. Ludic memory. Playing.Teaching Practices. Teacher Training. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
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