UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Vanessa Matos dos Santos
Titulo MATERIAIS AUDIOVISUAIS PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - A CONTRIBUIÇÃO DOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM.
Orientador(a) Profª. Drª. Maria Teresa Miceli Kerbauy
Data 15/03/2013
Resumo O processo de transformação social, política e econômica, pelo qual as sociedades contemporâneas têm passado, repõe a discussão sobre a democratização da educação numa perspectiva de livre acesso. A compressão do tempo-espaço ocasionada pelas novas tecnologias da informação e comunicação somada à constante necessidade de especialização gerada pelo mundo do trabalho têm feito com que antigas demandas populacionais pressionem cada vez mais o sistema público de ensino em busca de aperfeiçoamento. O sistema educacional, por sua vez, é pressionado para atender Sujeitos com necessidades diferentes e em tempos diversos. Neste cenário, a educação a distância (EAD) tem sido resgatada como uma importante aliada na tarefa de democratizar o acesso à educação. Além de outras ferramentas, a EAD tem feito uso intensivo dos audiovisuais como forma de potencializar a compreensão da mensagem, principalmente quando os Sujeitos do processo educativo estão separados fisicamente. Neste sentido, num contexto povoado pelas mídias, especialmente pela emergência de novos formatos digitais, o audiovisual adquire especial importância porque permite uma leitura diferenciada do mundo, além de seu potencial de abrangência que não pode ser ignorado. Verifica-se, no entanto, uma lacuna no que se refere aos parâmetros de produção de materiais audiovisuais educativos. Os estilos de aprendizagem permitem dar relevo às diferenças individuais e nortear os usos dos materiais audiovisuais que sejam mais adequados, segundo as necessidades específicas dos alunos. Assim sendo, esta pesquisa teve como objetivo geral compreender os materiais audiovisuais educativos de acordo com os estilos de aprendizagem, indicando caminhos e estratégias de utilização. Soma-se a este aspecto, o fato de que os audiovisuais educativos podem proporcionar o desenvolvimento de estilos menos desenvolvidos nos alunos, ampliando as oportunidades de aprendizagem. Partindo destes pontos, e tendo como respaldo teórico a Teoria dos Estilos de Aprendizagem, a pesquisa aponta como os audiovisuais podem ser utilizados para situações de aprendizagem em EAD, assim como também apresenta caminhos para pensar a gestão de conteúdos educativos de forma mais personalizada.

Palavras-chave: Educação a distância; Materiais audiovisuais; Estilos de aprendizagem.

ABSTRACT
The process of social, political and economic transformation by which contemporary societies have been through restores the discussion about the democratization of education in a free access perspective. The compression of space and time caused by new information and communication technologies coupled with the constant need for expertise demanded by the world of work has made population older demands pressure ever more the public school system in search of improvement. The educational system, in turn, is pressed to meet Subjects with different needs and at different times. In this scenario, distance education has been redeemed as an important ally in the task of democratizing access to education. Among other tools, the distance education has made intensive use of audiovisuals materials as a way to enhance the understanding of the message, especially when the Subjects of the educational process are physically separated. In this sense, in a context populated by the media, especially the emergence of new digital formats, the audiovisual part acquires special importance because it allows a different reading of the world, besides its coverage potential that can not be ignored. There is, however, a gap in relation to production parameters of audiovisual educational materials. Learning styles allow you to highlight individual differences and guide the use of audiovisual materials that are more suitable, according to the specific needs of students. Therefore, this study had as a general objective to understand the educational audiovisual materials according to learning styles, indicating paths and use strategies. Added to this, the fact that they can provide the development of less developed styles in students, expanding learning opportunities.Considering these points, and having as theoretical support the of Learning Styles Theory, the study shows how the audiovisuals can be used for learning situations in distance education and also presents ways to think about the management of educational content in a more personalized way.

Keywords: Distance education; Audiovisual materials; Learning Styles.
Tipo Defesa-Doutorado
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APG 2.0
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