UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Alexandre Cesar Portella
Titulo Caminhando no dia de uma escola: um estudo analítico-descritivo
Orientador(a) profa; Sueli Ap.Itman Monteiro
Data 28/02/2013
Resumo Na medida em que a população aumenta e em que o setor produtivo emprega cada
vez menos pessoas, a escola pública, que teve sua gênese na escola de massas da
Revolução Industrial inglesa, deve rever seus pressupostos educativos a fim de
contemplar as necessidades das pessoas na contemporaneidade. Vivemos uma
época propícia para o cumprimento do ideal iluminista de haver mais tempo para as
pessoas se dedicarem à sua intelectualidade e sua sensibilidade para formar um
mundo que seja possível de sustentar as futuras gerações. Atualmente ainda se
pensa em educação como sinônimo de preparação para o trabalho, pensamento
este presente tanto nos (poucos) alunos que se preparam para o mercado quanto
em seus pais e cuidadores, que condicionados com essas ideias ou as reproduzem
ou delas desistem, gerando neste caso uma expectativa negativa no próprio
estudante. Partindo da suposição de que a educação formal pode completar as
lacunas provocadas pela desilusão presente na sociedade capitalista, esta pesquisa
foi conduzida por uma visão filosófica que buscou tanto as causas que levaram o
pensamento humano a constituir a sociedade contemporânea quanto os valores
imaginários que fundaram e solidificaram a atualidade.
Palavras–chave: Educação Escolar. Imaginário. Razão Sensível. Ação Educativa.
Escola Pública.
ABSTRACT
Insofar as the population increases and the productive sector employs fewer people,
the public school, which had its genesis in the mass schooling of English Industrial
Revolution, should review their educational assumptions to accommodate the needs
of people in contemporaneity. We live in a favorable time to the fulfillment of the
Enlightenment ideal in which people has more time for to engage their intellect and
their sensitivity to build a world that is possible to sustain future generations.
Currently still thinking about education as synonymous with preparation for work, so
we thought that this (few) students preparing for the market as in their parents and
caregivers, who conditioned with these ideas or reproduce or drop them by
generating this if a negative expectation in student himself. Starting from the
assumption that formal education can complete the gaps caused by disappointment
in this capitalist society, this research was conducted by a philosophical vision that
sought both the causes that led human thought to constitute the contemporary
society and the values that founded and imaginary solidified today.
Keywords: School Education. Imaginary. Sensitive reason. Educational Action.
Public School.
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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