UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Jaqueline Costa Castilho Moreira
Titulo SABERES EM CAMPO: a configuração do ensino escolar da Educação Física no Estado de São Paulo (1964-1985)
Orientador(a) Profa. Dra. Rosa Fátima de Souza Chaloba
Data 09/04/2013
Resumo Esta pesquisa objetivou reconstituir a história do ensino escolar da Educação Física, entre 1964 e 1985. O referencial metodológico emergiu da História das Disciplinas Escolares, desenvolvida com base em pesquisa documental e bibliográfica. Nessa perspectiva foram examinados documentos históricos de formação e profissionalização docente, legislação, materiais didáticos, registros escolares e indícios de práticas no interior dos ginásios. Para o estudo das práticas foram selecionados: o Instituto Educacional “Canadᔠe o Ginásio Estadual do “Maracanãzinho, localizados na cidade portuária de Santos (SP). A partir da investigação foram levantados elementos relevantes para o entendimento da configuração do ensino da Educação Física, como a obrigatoriedade e a incisiva prescrição; um maior incentivo à atuação dos órgãos de fiscalização; a expansão do ensino, aquecendo e implementando verbas no mercado da formação superior e profissionalização docente; o desenvolvimento de pesquisa e do campo acadêmico, acompanhando o foco mundial nos desportos; o registro da práxis transformando-o em conhecimento formal e a ressignificação e reinvenção do cotidiano escolar pelos sujeitos educacionais. Nesta tese, defendemos a ideia de que, a confluência desses elementos no período, possibilitou que a Educação Física se configurasse como disciplina do currículo escolar; desmistificando alguns valores perpetuados que relacionam sua escolarização à ideologia da ditadura militar.

PALAVRAS-CHAVE (6): Educação, Educação Física, Ditadura militar, História das disciplinas, Práticas de ensino, Saberes escolares.
Tipo Defesa-Doutorado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara