|
|
Aluno(a) |
Jaqueline Costa Castilho Moreira |
Titulo |
SABERES EM CAMPO: a configuração do ensino escolar da Educação Física no Estado de São Paulo (1964-1985) |
Orientador(a) |
Profa. Dra. Rosa Fátima de Souza Chaloba |
Data |
09/04/2013 |
Resumo |
Esta pesquisa objetivou reconstituir a história do ensino escolar da Educação Física, entre 1964 e 1985. O referencial metodológico emergiu da História das Disciplinas Escolares, desenvolvida com base em pesquisa documental e bibliográfica. Nessa perspectiva foram examinados documentos históricos de formação e profissionalização docente, legislação, materiais didáticos, registros escolares e indícios de práticas no interior dos ginásios. Para o estudo das práticas foram selecionados: o Instituto Educacional Canadá e o Ginásio Estadual do Maracanãzinho, localizados na cidade portuária de Santos (SP). A partir da investigação foram levantados elementos relevantes para o entendimento da configuração do ensino da Educação Física, como a obrigatoriedade e a incisiva prescrição; um maior incentivo à atuação dos órgãos de fiscalização; a expansão do ensino, aquecendo e implementando verbas no mercado da formação superior e profissionalização docente; o desenvolvimento de pesquisa e do campo acadêmico, acompanhando o foco mundial nos desportos; o registro da práxis transformando-o em conhecimento formal e a ressignificação e reinvenção do cotidiano escolar pelos sujeitos educacionais. Nesta tese, defendemos a ideia de que, a confluência desses elementos no período, possibilitou que a Educação Física se configurasse como disciplina do currículo escolar; desmistificando alguns valores perpetuados que relacionam sua escolarização à ideologia da ditadura militar.
PALAVRAS-CHAVE (6): Educação, Educação Física, Ditadura militar, História das disciplinas, Práticas de ensino, Saberes escolares. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|