UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) ISABELA VICENZO SGOBBI
Titulo Práticas Pedagógicas na história de escolarização de futuros professores: um recurso didático/metodológico para formação inicial.
Orientador(a) Profa. Marilda Silva
Data 26/03/2013
Resumo RESUMO


O objetivo do presente estudo é mostrar por meio de 80 histórias de escolarização, produzidas por alunos da Graduação em Pedagogia da Faculdade de Ciências e Letras – Campus de Araraquara – UNESP nos anos de 2005 (período diurno) e 2006 (período noturno), quais lembranças de práticas pedagógicas afirmam ter sobre o processo ensino-aprendizagem ao qual foram submetidos antes de ingressarem na respectiva Graduação. Tais lembranças são advindas das experiências didático-pedagógicas vivenciadas durante a escolarização, sendo que nosso foco priorizará aquelas que se referem às práticas pedagógicas efetivadas por professores em sala de aula. Desse modo, temos como objetivo criar uma base de dados que seja útil para se pensar a formação e a atuação docente, a luz da melhoria da formação inicial de professores. Como nosso trabalho dá voz a alunos buscamos, em nossa revisão bibliográfica, localizar pesquisas de Mestrado e Doutorado que dão voz a alunos e como já esperávamos foram poucos os trabalhos encontrados, levando em conta o período de 2001 a 2010 e o âmbito das três Universidades Públicas Estaduais de São Paulo – UNESP, UNICAMP e USP. Dialogamos com autores como Nóvoa (1988; 1992; 1995), Bueno (2002; 2003), Catani (2002; 2003) dentre outros que defendem a utilização de práticas autobiográficas em processos de formação inicial e/ou continuada e também na produção de pesquisas sobre essas formações bem como sobre a atuação docente. No que tange ao tratamento dos dados utilizaremos a técnica da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977) que neste caso levará em conta apenas informações explicitamente registradas pelos sujeitos. Neste caso, esses tipos ganham maior grandeza porque são apontados por futuros professores e professoras. Assim, teremos uma informação de um grupo que se prepara para ser profissional no campo dessas lembranças, isto é, a sala de aula. São informações úteis para se pensar a formação inicial e a ação docente propriamente dita.

Palavras-chave: Formação Inicial. Autobiografia. História de Escolarização. Práticas Pedagógicas.










ABSTRACT

The purpose of this study is to show through 80 stories of schooling, produced by students of Graduation in Pedagogy of Faculdade de Ciências e Letras – Campus Araraquara – UNESP in 2005 (diurnal period) and 2006 (nocturne period), what memories of pedagogical practices they claim to have about the teaching-learning process which submitted before entering the respective Graduation. These memories are coming from the didactic-pedagogical experiences lived during their schooling, whereas our focus will prioritize those that refer to pedagogical practices effected by teachers in the classroom. Thereby, we have the objective to create a database that is useful to think about the formation and teaching performance, by the improvement of teachers’ initial formation. As our study gives voice to students, we want, in our biographic review, locate Master and Doctoral researches that give voice to the students and as we expected, few studies were found, taking into account the period of 2001 to 2010 and the scope of the three public universities state of São Paulo – UNESP, UNICAMP e USP. We dialogued with authors like Nóvoa (1988, 1992, 1995), Bueno (2002, 2003), Catani (2002, 2003) among others who advocate the use of autobiographical practices in initial and or continued formation process and also in the production of researches about these formations and teacher performance. Regarding the treatment of the used data we’ll use the technique of Content Analysis (BARDIN, 1977) that in this case takes into account only explicitly information recorded by subjects. In this case, these types gain greater magnitude because they are pointed by future teachers. Thereby, we will have information of a group that is preparing to be professional in the field of these memories, in the classroom. It is useful information to think about the initial formation and the teacher performance.
Keywords: Initial Formation. Autobiography. History of Schooling. Pedagogical Practices.
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara