|
|
Aluno(a) |
Rosana Cristina Carvalho Fraiz |
Titulo |
O IMAGINÁRIO DE PODER E AUTORIDADE E A GESTÃO ESCOLAR |
Orientador(a) |
Profa. Dra. Joyce Mary Adam de Paula e Silva |
Data |
20/03/2013 |
Resumo |
Este trabalho busca refletir sobre os desafios e potencialidades da gestão escolar na atualidade. O objetivo principal é identificar e compreender elementos do imaginário de poder e autoridade de gestores escolares concursados e eleitos e a influência desses imaginários na sua relação e vínculo com a equipe escolar, a comunidade e os órgãos administrativos do sistema de ensino. A incorporação de novos saberes fundamentados no universo simbólico e imaginário na investigação de questões relacionadas à educação escolar tem como objetivo elucidar como se estabelecem as relações no ambiente escolar constituído pelo conjunto de crenças, mitos, sonhos, valores, aspirações que cada grupo carrega nas relações que estabelece, nos diferentes lugares e espaços que ocupa. As relações de poder e autoridade no ambiente escolar são analisadas tendo como principais referenciais teóricos Pierre Bourdieu, Richard Sennett e Michel Foucault. A partir do resgate histórico das atribuições do gestor escolar e da trajetória do conhecimento em Administração Educacional observa-se que o estudo nessa área, desde sua origem, baseou-se, quase que exclusivamente, na Teoria Geral da Administração marcada pelo paradigma empresarial, embora houvesse o reconhecimento das especificidades da administração escolar. A partir das décadas de 1980 e 1990 ganham destaque as discussões sobre a gestão democrática da educação e sua face política e também a transposição de conceitos e práticas do gerencialismo empresarial para o setor público. Neste cenário apresentam-se as duas principais modalidades de escolha do gestor escolar, a eleição e o concurso e os imaginários de poder e autoridade que as acompanham. A análise do imaginário de poder e autoridade sobre o gestor escolar foi estruturada em dois eixos: o imaginário do Estado e o imaginário do próprio gestor. Para a identificação do imaginário do Estado foi realizada a análise de documentos que regulamentam o cargo e a forma de acesso ao mesmo nos Sistemas de Ensino dos Estados de Minas Gerais e São Paulo. Esses documentos demonstraram a valorização do conhecimento técnico avaliado pela prova do concurso no Estado de São Paulo e pelo exame de certificação no Estado de Minas Gerais. No Sistema de Ensino mineiro há também a preocupação com as qualidades profissionais dos candidatos cuja verificação ocorre por meio da avaliação de desempenho e pelo processo de eleição. A descrição das atribuições, habilidades e competências elencadas permite afirmar que os documentos do Estado de Minas Gerais revelam um imaginário de gestor escolar mais democrático do que os documentos do Estado de São Paulo. Na análise do imaginário do próprio gestor, realizada por meio de entrevistas e grupos focais, o conhecimento técnico também foi apontado como fonte de autoridade e poder, além de outros, como o tempo de atuação, a experiência anterior, o exercício da liderança e a forma de acesso ao cargo. Os relatos demonstraram que o imaginário de autoridade construído pelos gestores e o desempenho de suas atividades são influenciados pela expectativa de autoridade da comunidade externa e interna que nem sempre revela o desejo de um líder democrático. A forma de acesso ao cargo influencia no imaginário de autoridade e poder do gestor, contudo o que o determina a sua constituição é a atuação desse profissional diante da complexidade das demandas que enfrenta.
Palavras-chave: Gestão escolar. Gestor escolar. Imaginário social. Imaginário de poder.
ABSTRACT
This work tries to reflect on the challenges and potentialities of school administration nowadays. The main goal is to identify and understand elements of the imaginary of power and authority of tested and elected school administrators, and the influence of those imaginary aspects on their connection and link to the school team, the community and the administrative bodies of the education system. The incorporation of new knowledge basing on the symbolic and imaginary universe, in the investigation of questions related to school education has as a purpose to elucidate how the connections are established in the school environment constituted by the entirety of beliefs, myths, wishes, values, aspirations that each group has in the relationships they establish in different places and spaces they hold. The relations of power and authority in the school environment are analyzed, having as the main theoretical referential Pierre Bourdieu, Richard Sennett and Michel Foucault. From the historical regaining of the attributions of the school administrator, and the trajectory of the knowledge in Educational Administration, it is observed that the study in this field, from its beginning, is almost exclusively based on the General Theory of Administration which is determined by the entrepreneurial model, although there was the acknowledgment of the specificities of the school administration. From the 80s and 90s decades the discussions on the democratic administration of education and its political aspect are remarkable, and so is the transposition of concepts and practices of the entrepreneurial administration for the public sector. In this scenario, there are two main modalities of choice for the school administrator, the election and the contest, and the imaginary of power and authority that follows them. The analysis of the imaginary of power and authority on the school administrator was structured in two main points: the imaginary of State and the imaginary of the administrator himself. For the identification of the imaginary of State it was fulfilled the analysis of documents that regulate the position and the way of access to it in the Education Systems of Minas Gerais and Sao Paulo States. Those documents demonstrated the valorization of the technical knowledge evaluated through the contest exam in Sao Paulo State, and the certification exam in Minas Gerais State. In the Mineiro Education System there is also a preoccupation regarding the professional attributes of the applicants, from which verification occurs by means of the performance evaluation and the election process. The description of attributions, abilities and competences listed allows us to attest that the documents from Minas Gerais State show a more democratic imaginary of school administrator than the documents from Sao Paulo State. In the analysis of the imaginary of the administrator himself, accomplished through interviews and focal groups, the technical knowledge was pointed out as the source of authority and power, besides others like the performance time, previous experience, leadership practice and the way of access to this position. The reports demonstrated that the imaginary of authority organized by the administrators, and the performance of their activities are influenced by the expectation of authority of the external and internal community that is not always showing the desire of a democratic leader. The way of access to the position influences on the imaginary of authority and power of the administrator, however what determines it, and its organization is the performance of this professional in the presence of the complexity of the demands that he meets.
Keywords: School Administration. School Administrator. Social Imaginary. Imaginary of Power. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|