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Aluno(a) |
Katherine Cortiana Fagundes |
Titulo |
O QUE PODE O FILOSOFAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: Caminhos para uma educação na perspectiva emancipatória |
Orientador(a) |
Profa. Dra. Paula Ramos de Oliveira |
Data |
28/02/2013 |
Resumo |
A presente pesquisa inscreve-se no tema do ensino de filosofia para/com crianças e adolescentes do ensino fundamental. Através de uma pesquisa de cunho bibliográfico investigamos a possibilidade da experiência filosófica contribuir com a formação de sujeitos autônomos e emancipados, bem como as categorias que, estando nela presentes, colaboram com essa possibilidade. Em linhas gerais, apresentamos os fundamentos teóricos e metodológicos que permeiam a proposta de ensino de filosofia para crianças elaborada por Matthew Lipman fazendo um paralelo deste programa com as categorias que acreditamos que uma educação para a emancipação deve privilegiar, tais quais: o despertar de atitudes in-fantes (Lyotard), uma outra relação com a infância (Kohan e Larrosa), o resgate da capacidade de experiências (W. Benjamin). Algumas questões se colocaram já de início: O programa de Lipman permite o filosofar, o apropriar-se novamente da capacidade de fazer experiências e o despertar das atitudes in-fantes entre os educandos? Através de uma fundamentação teórica de base frankfurtiana, colocamos a seguinte pergunta: Até que ponto a proposta de Lipman é uma alternativa teórico-prática condizente com uma educação que colabore com a formação de indivíduos emancipados? Acreditamos que a filosofia inserida na grade curricular das crianças e dos adolescentes do ensino fundamental é a principal disciplina, e por que não dizer, a única capaz de despertar nos alunos um pensar cuidadoso, consciente, crítico, criativo e reflexivo, pois, acreditamos serem estas experiências intelectuais essenciais para a formação de sujeitos emancipados. Assim, o nosso referencial teórico está na escola de Frankfurt, especialmente nos textos de Theodor W. Adorno sobre indústria cultural, educação, formação e semiformação. Trabalhamos também com as concepções trazidas por Jean-François Lyotard, Walter Omar Kohan, Walter Benjamin e Jorge Larrosa acerca dos conceitos de infância, experiência e filosofar.
Palavras chave: Filosofia. Filosofar. Ensino. Experiência. Infância.
ABSTRACT
This research fits into the theme of the teaching of philosophy for / with children and adolescents in school. Through a survey of stamp literature investigated the possibility of philosophical experience contribute to the formation of autonomous individuals and emancipated, and the categories which, being carried on it, collaborating with such a possibility. In general, we present the theoretical and methodological foundations that underlie the proposed teaching philosophy for children developed by Matthew Lipman paralleling this program with the categories that we believe that education for emancipation should focus, such as: the awakening of attitudes in-Fantes (Lyotard), another relation with childhood (Kohan and Larrosa), retrieving the ability to experience (Benjamin W.). Some questions were placed from the outset: The program allows Lipman philosophizing, the appropriating again the ability to awaken the attitudes and experiences in-between Fantes learners? Through a theoretical base frankfurtian, put the following question: To what extent the proposed Lipman is an alternative consistent with theoretical and practical education to work with the training of individuals emancipated? We believe that the philosophy embedded in the curriculum of children and adolescents in the school is the main course, and why not, the only one able to awaken in students a careful thinking, conscious, critical, creative and reflective therefore believe are these intellectual experiences essential for the formation of subjects emancipated. We also work with the concepts brought by Jean-François Lyotard, Walter Omar Kohan, Walter Benjamin and Jorge Larrosa about the concepts of childhood, experience and philosophy.
Keywords: Philosophy. Philosophizing. Teaching. Experience. Childhood |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
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