|
|
Aluno(a) |
Flávia Graziela Moreira Passalacqua |
Titulo |
NECESSIDADES PESSOAIS E COLETIVAS DE PROFESSORES EM EXERCÍCIO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: um estudo qualitativo em busca de estratégias de formação continuada em serviço |
Orientador(a) |
Prof. Dr. Edson do Carmo Inforsato |
Data |
28/02/2013 |
Resumo |
O presente trabalho tem como objetivo verificar os fatores de influência na composição das necessidades pessoais e coletivas de professores dos anos iniciais do ensino fundamental e a relevância dessas necessidades na formação continuada em serviço. Além disso, pretende verificar as contribuições da parceria entre Universidade e Escola para a formação continuada de professores e aprofundar o conceito de necessidades formativas na tentativa de estabelecer relações mais estreitas entre necessidades pessoais e coletivas. A metodologia utilizada alicerça-se na pesquisa qualitativa com características da etnografia. O referencial teórico é composto por trabalhos recentes que abordam os conceitos de formação continuada, formação continuada em serviço e necessidades formativas dos professores. O conjunto de dados foi obtido por meio de observações diretas e entrevistas realizadas com dez sujeitos/professores que lecionam no Ensino Fundamental I (Ciclos I e II) e, também, pelo levantamento de informações sobre o local da investigação e as ocorrências do seu cotidiano. Para o tratamento dos dados fez-se uso da análise de conteúdo e do estabelecimento de categorias empíricas. Os resultados alcançados indicam que as necessidades pessoais dos professores estão associadas à escolha e exercício da profissão, às resistências ao pesquisador e aos processos de mudanças, aos valores morais, à motivação e aos receios e desejos. Já as necessidades coletivas vislumbram as condições de trabalho, o espaço escolar e suas relações cotidianas, além das questões que envolvem a prática pedagógica, seus limites e o planejamento escolar, e também, a formação continuada através do seu desenvolvimento e o estabelecimento de parcerias. Com tais apontamentos, pode-se chegar ao desenvolvimento de estratégias de formação continuada que tenham a participação do interessado como princípio.
Palavras-chave: Formação continuada em serviço; Necessidades formativas dos professores (pessoais e coletivas); Estratégias participativas; Relações Universidade-Escola (limites e possibilidades); Ensino Fundamental I.
ABSTRACT
The present work is subjectto determine the influence factor in the composition of personal and collective needs of teachers of the early years of primary education and the relevance of those needs in continuing education in service. Furthermore, intent to certificate the contribution of the partnership of University and school to the teacher in service training and deepening the concept of training needs in trying to establish closer relations between personal and collective needs. The methodology is founded in qualitative research with characteristics of ethnography. The theoretical framework consists of recent research that address the concepts of continuing education, in-service continuing education and teachers training needs. The data set was obtained by using direct observations and interviews made with 10 subjects/teachers who teach in Elementary Education I (Cycles I and II), and also collecting information on the location of research and occurrences of everyday life. For the treatment of the data was done using content analysis and the establishment of empirical categories. The results indicate that the personal needs of teachers are associated with the choice and the profession, the researcher and the resistance to change processes, to moral values, the (de) motivation and the fears and desires. The collective needs envision working conditions, the school environment and their everyday relationships, beyond issues involving pedagogical practices, its limits and school planning, and also continuing education through its development and partnerships. With these notes, is possible to develop strategies of training that have continued participation of the person concerned as a principle.
Keywords: In-Service Continuum Education, Teachers Training Needs (personal and collective), Participatory Strategies, University-School Relations (limits and possibilities), Elementary School I. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|