UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Darbi Masson Suficier
Titulo Retratos sociológicos de estudantes de Pedagogia: o caso da FCL/Ar
Orientador(a) Profa. Dra. Luci Regina Muzzeti
Data 28/02/2013
Resumo O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que analisou a trajetória social de oito estudantes do curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara – UNESP ingressantes em 2008. Embasado conceitualmente nos trabalhos de Pierre Bourdieu, foram utilizados, principalmente, os conceitos de espaço social, capital cultural, capital social, capital econômico, habitus e trajetória social. O trabalho está estruturado em quatro seções: na primeira seção apresenta-se o referencial teórico bourdieusiano. Na segunda seção são apresentados o local da pesquisa, os estudantes e os instrumentos de coleta de dados. Na primeira fase da pesquisa foram coletados dados através de questionário de 60 estudantes concluintes do curso de Pedagogia no ano de 2011 visando à caracterização socioeconômica do grupo pesquisado. Conforme indicado por Schrader (2002), o questionário coletou dados através de indicadores sociais objetivos. Na segunda fase, após a elaboração de um roteiro de entrevistas baseado no trabalho de Muzzeti (2007), foram selecionados oito estudantes com diferentes trajetórias de escolarização para serem entrevistados. Após as entrevistas, elaborou-se um retrato sociológico individual dos agentes entrevistados através de um conjunto de variáveis (origem social, trajetória de escolarização e percurso universitário) conforme a metodologia empregada por Lahire (2004) e Costa e Lopes (2008). Na terceira seção, apresenta-se um perfil socioeconômico do grupo pesquisado através dos dados obtidos através do questionário. Na quarta seção são apresentados os retratos sociológicos dos oito estudantes selecionados para a entrevista, sendo cada um analisado como um estudo de caso. Verificou-se que, no grupo de oito agentes entrevistados, as singularidades de cada trajetória, as diferentes origens sociais e as diferentes quantidades de capitais, não tendem a representar grandes distâncias sociais. Por outro lado, mesmo com um grande número de regularidades, cada trajetória social é única.

Palavras – chave: trajetória social, estudantes de Pedagogia, FCL/AR, retratos sociológicos.

Abstract

This work presents the results of a study that examined the social trajectory of eight students from the pedagogy course from Faculty of Science and Letters Araraquara - UNESP students in 2008. Conceptually grounded in the work of Pierre Bourdieu, were primarily used the concepts of social space, cultural capital, social capital, economic capital, habitus and social trajectory. The work is divided into four sections: the first section presents the theoretical Bourdieusian. The second section presents the research site, students and the instruments of data collection. In the first phase of the research data were collected through a questionnaire of 60 students graduating from the Faculty of Pedagogy in 2011 to characterize socioeconomic group researched. As indicated by Schrader (2002), the questionnaire collected data through objective social indicators. In the second phase, after drawing up a set of interviews based on the work of Muzzeti (2007), we selected eight students with different trajectories of schooling to be interviewed. After the interviews, elaborated a sociological portrait of the individual agents interviewed through a set of variables (social origin, trajectory and path university schooling) as the methodology employed by Lahire (2004) and Costa and Lopes (2008). The third section presents a socioeconomic profile of the group searched through the data obtained through the questionnaire. The fourth section presents the sociological portraits of eight students selected for interview, each analyzed as a case study. It was found that in the group of eight agents interviewed, the singularities of each trajectory, different social backgrounds and different amounts of capital does not tend to represent large social distances. Moreover, even with a large number of regularities, each social trajectory is unique.

Keywords: social trajectory, students of pedagogy course, FCL / AR, sociological portraits.
Tipo Defesa-Doutorado
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APG 2.0
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