|
|
Aluno(a) |
Vanessa Cristina Treviso |
Titulo |
As Relações Sociais para Jean Piaget: algumas implicações para a Educação Escolar |
Orientador(a) |
Prof. Dr. José Luis Vieira de Almeida |
Data |
28/02/2013 |
Resumo |
No presente estudo buscamos investigar as relações sociais para Piaget e as implicações dessa concepção para a educação escolar. É uma pesquisa de cunho teórico-bibliográfico, que partiu da hipótese de que Piaget naturalizou as relações sociais para a elaboração de sua teoria acerca do desenvolvimento do ser humano. Nosso referencial teórico sustenta que o homem é um ser social, isto é, são as relações sociais que definem suas dimensões biológica e psicológica. Assim, constatamos que Piaget tem uma concepção biológica de indivíduo, da sociedade e das relações sociais e, isso implica consequências para a área da educação escolar. No Brasil, por exemplo, alguns dos documentos oficiais sobre educação se baseiam no pensamento piagetiano sobre a formação do indivíduo. Dessa maneira, observamos que entre os principais problemas para a educação escolar está o fato que o aluno passa a aprender a aprender e, o professor tem sua função secundarizada, ele se transforma em um mero animador no processo educativo. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|