UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Talita Mazzini Lopes
Titulo A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DO CAMPO: um estudo sobre as práticas escolares
Orientador(a) Profa. Dra. Maria Cristina de Senzi Zancul
Data 26/02/2013
Resumo A Educação Ambiental (EA) é considerada uma das ferramentas para combater a crise ambiental e social e, de acordo com as prescrições oficiais, deve estar presente no currículo do ensino formal, de maneira contínua, permanente e interdisciplinar. Ademais, é necessário que a Educação Ambiental praticada na escola esteja em sintonia com a realidade de sua comunidade e se relacione com as questões ambientais vivenciadas. Embora seja possível observar uma expansão e uma universalização da EA formal, estudos mostram que suas práticas não vêm atendendo às recomendações legais existentes. A presente pesquisa teve como objetivo analisar a maneira como EA é desenvolvida entre o 6º e o 9º anos do Ensino Fundamental em uma escola do campo do município de Araraquara-SP. A partir do conceito de currículo de Gimeno (2000), buscamos compreender como o currículo prescrito e o currículo modelado pelos professores se concretizam no currículo em ação, ou seja, nas práticas escolares. Procuramos verificar, ainda, a contribuição dessas práticas para a formação dos educandos frente às questões ambientais. Para alcançar os objetivos propostos foi realizado um estudo de caso e a coleta de dados se deu a partir de três instrumentos de investigação, característicos da pesquisa qualitativa: entrevistas semi-estruturadas, realizadas com o coordenador pedagógico e com os professores da escola investigada; análise documental do Projeto Político Pedagógico da unidade escolar e dos Planos de Ensino dos professores; observação direta das práticas desenvolvidas. Os resultados mostram que a escola do campo analisada possui uma proposta pedagógica diferenciada, na qual é possível observar uma preocupação com o ambiente natural, com a construção da identidade dos educandos e com a construção de valores humanizadores. Questões relacionadas aos aspectos referidos também permeiam alguns dos planejamentos analisados e são trabalhadas por meio de projetos, de complexos temáticos e nas disciplinas regulares. Os projetos de EA são desenvolvidos em todos os anos escolares e, embora sejam contínuos e estejam vinculados à realidade dos alunos, ficam sob responsabilidade de uma única disciplina, sendo abordados, na maioria das vezes, como atividades extracurriculares. Assim como os projetos, os complexos temáticos são trabalhados em momentos determinados e não estão articulados aos conteúdos curriculares específicos. Nas disciplinas regulares, a abordagem da temática ambiental ocorre somente quando temas relacionados a ela estão presentes nos materiais didáticos utilizados pelos docentes. Apesar das dificuldades encontradas pelos professores para incluírem a EA nas práticas escolares de forma interdisciplinar e envolvendo toda a comunidade, conforme as orientações oficiais, podemos afirmar que o conjunto das atividades desenvolvidas na escola do campo convergem para uma possível formação do sujeito ético frente às questões ambientais.

Palavras-chave: Educação Ambiental. Práticas pedagógicas. Currículo. Escola do campo.

ABSTRACT
Environmental education (EE) is considered as one of the tools to face environmental and social crisis and, according to official recommendations, must be present in formal education curriculum in a continuous, permanent and interdisciplinary way. Moreover, it is necessary for environmental education in school to be practiced in harmony with the reality of their community and related to environmental issues experienced. Although it is possible to observe the expansion and universalization of this type of education in elementary education, studies show that EE practices do not attend the official recommendations. This research aims to analyze how the EE is developed from 6th to 9th grade of elementary school at a country school in Araraquara-SP. Considering the Gimeno (2000) concept of curriculum, we seek to understand how the prescribed curriculum and modeled curriculum by teachers are realized in the curriculum in action, or in school practices. We also tried to check the contribution of these practices to the students formation face the environmental issues. To achieve the proposed objectives we conducted a case study and data collection took place from three research instruments, characteristic of qualitative research: semi-structured interviews conducted with the pedagogical coordinator and teachers of the investigated school; documentary analysis of the Political Pedagogical Project and teachers plans; direct observation of practices developed. The results show that the school investigated has a differentiated pedagogical proposal, in which you can see the concern with the environment, with the construction of the identity of students and the construction of humanizing values. Such issues also permeate some of the plans analyzed and are worked through projects, thematic complexes and the regular disciplines. The EE projects are developed in all school years and, although they are continuous and are tied with the reality of the students, are under the responsibility of only one discipline being developed, most often, as extracurricular activities. As the projects, thematic complexes are worked in certain moments and are not being articulated with specific curricular content. In regular disciplines, this issues are only worked when environmental issues or other themes related to them are present in the educational materials used by teachers. Despite the difficulties faced by teachers to include EE in school practices interdisciplinary and involving the whole community, like the official recommendations prescribe, we can say that practices developed in the country school as a whole, converge to a possible formation of the ethical individual face the environmental issues.

Key-words: Environmental education; Pedagogical practices. Curriculum. Country school.
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara