UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Denise Marina Ramos
Titulo Análise da produção acadêmica constante no banco de teses da CAPES segundo o assunto educação de surdos (2005-2009)
Orientador(a) Prof. Dr. Leandro Osni Zaniolo
Data 21/02/2013
Resumo O presente estudo objetivou analisar as tendências e perspectivas da produção acadêmica referente à temática educação de surdos, considerando-se as teses e dissertações constantes no Banco de Teses da CAPES segundo o ASSUNTO Educação de surdos e ANO BASE 2005 a 2009. Constitui-se em uma investigação de abordagens quantitativa e qualitativa, de caráter exploratório descritivo e de natureza bibliográfica. Por meio das informações bibliográficas e com base nos resumos das produções acadêmicas, pretendeu-se, a partir da catalogação dos dados e da categorização dos temas principais, mapear o respectivo campo do conhecimento e identificar as tendências temáticas do mesmo. Os dados coletados permitiram observar a distribuição anual e por modalidade da produção acadêmica, a distribuição geográfica e segundo as universidades públicas e privadas, os níveis de financiamento, os programas de pós-graduação aos quais está vinculada essa produção, bem como, a identificação das temáticas mais relevantes tratadas nas produções analisadas. Os resultados obtidos corroboram os apontamentos de estudos que focalizaram aspectos como o crescimento constante no número de Mestrados e Doutorados no país; a prevalência de produções na modalidade de Mestrado Acadêmico; a distribuição geográfica e institucional dos estudos concentrada nas regiões Sudeste e Sul; e a insuficiência de aportes financeiros, por meio da concessão de bolsas de estudos, destinados à produção científica. Ressalta-se também, o percentual expressivo de instituições privadas; algumas das instituições com grande relevância na produção acadêmica acerca desta temática; a prevalência de estudos vinculados a programas em Educação, Letras e Linguística, bem como, a presença de programas comumente observados em diferentes áreas de investigação, como programas em Ciência da computação, Engenharia e Tecnologia. Por meio da identificação dos temas das produções acadêmicas foi possível estabelecer as categorias temáticas Linguagem, Processos educativos e Inclusão escolar/social. A partir de cada categoria constituiu-se subcategorias e a partir destas, identificou-se tendências temáticas da referida produção, como Intérprete; Leitura e Escrita; Ensino e aprendizagem de leitura/escrita; Ensino e aprendizagem de LIBRAS; Ensino e aprendizagem de Matemática e Ciências Naturais; Tecnologias da Informação e Comunicação; Atuação e Formação docente; Processos de escolarização e Propostas para a inclusão. Pode-se afirmar que as tendências temáticas identificadas no presente estudo corroboram e refletem as principais discussões e perspectivas de investigação no campo da educação de surdos atualmente. Por fim, evidencia-se a demanda de estudos que analisem o conhecimento que tem sido sistematizado em determinado campo do saber a fim de fornecer subsídios para as reflexões acerca da sua própria produção acadêmica.

Palavras-chave: Educação de surdos. Produção acadêmica. Campo do conhecimento. Tendências temáticas.

ABSTRACT

The present study aimed to analyze the tendencies and perspectives of academic production related to thematic of deaf education, considering the theses and dissertations contained in database of CAPES according to the SUBJECT Deaf education and BASE YEAR 2005 to 2009. It constitutes an investigation of quantitative and qualitative approaches, of exploratory descriptive character and bibliographic type. Through the bibliographic information and based on academic productions abstracts, it was intended from the data cataloging and from the categorization of the main themes, map the respective field of knowledge and identify thematic trends. The data collected allowed observe the annual distribution and by academic production modality, the geographical distribution and according to public and private universities, the funding levels, the graduate programs to which this production is bound, as well as the identification of most relevant thematics treated in the productions analyzed. The results obtained corroborate the studies appointments which focused aspects as the constant growth in the number of Masters and Doctorates in the country; the prevalence of productions in the Academic Master mode, the geographical distribution and institutional of studies concentrated in the Southeast and South regions; and the insufficiency financial contributions, through the granting of scholarships, destined to scientific production. We also emphasize the expressive percentage of private institutions; some institutions with great relevance in academic production on this thematic; the prevalence of studies related to programs in Education, Languages and Linguistics, as well as the presence of programs commonly observed in different research areas, such as programs in Computer Science, Engineering and Technology. Through the identification of the themes of academic productions was possible to establish the thematic categories Language, Educative Processes and School/Social Inclusion. From each category was formed subcategories and from these, we identified thematic trends of that production, as Interpreter; Reading and Writing; Teaching and learning of reading/writing; Teaching and learning of LIBRAS; Teaching and learning of Mathematics and Science natural; Technologies of Information and Communication; Performance and Formation teachers; Processes of schooling and Proposals for inclusion. It can be affirmed that the thematic trends identified in this study corroborate and reflect the major discussions and perspectives of investigation in the field of deaf education today. Finally is evidenced the demand of studies that analyze the knowledge that has been systematized in a particular field of knowledge to provide subsidies for reflections about their own academic production.

Keywords: Deaf education. Academic production. Field of knowledge. Trending thematics.
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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