|
|
Aluno(a) |
Lenita Carmello de Almeida |
Titulo |
Saberes e práticas de uma professora alfabetizadora bem sucedida |
Orientador(a) |
Profa. Dra. Dirce Charara Monteiro |
Data |
21/02/2013 |
Resumo |
Apesar de investimentos na área educacional, o Brasil ainda continua com sérios problemas, principalmente nas questões referentes à alfabetização. É preciso buscar alternativas urgentes para reverter esse quadro. Investigar a prática de profissionais bem sucedidos pode fornecer diretrizes relevantes para o trabalho do professor alfabetizador, foco desta pesquisa. Nesse contexto, buscou-se descrever a trajetória profissional, analisar saberes e atividades que configurem a prática pedagógica da professora bem sucedida participante desta pesquisa, no sentido de entender as razões do seu sucesso na tarefa de ensinar. Trata-se de um estudo de caso desenvolvido com uma professora alfabetizadora bem-sucedida, da rede pública de ensino, com grande experiência nos anos iniciais do ensino fundamental. Paralelamente à busca de fundamentos foram realizadas duas entrevistas semiestruturadas com a professora, observação de suas aulas, análise de seu material didático bem como de seu planejamento para identificação e análise dos saberes e principais atividades/tarefas que integravam sua prática pedagógica. Dentre as práticas identificadas, podemos apontar: a) atendimento individual e atividades diferenciadas aos alunos que apresentam dificuldade e ritmo mais lento; b) avaliação concernente ao nível de aprendizagem de cada aluno; c) conciliação de propostas curriculares atuais com propostas curriculares mais tradicionais; d) organização espacial da sala de aula conforme a atividade a ser realizada. Destacamos, a seguir, algumas saberes dessa profissional: a) consciência da necessidade de trabalhar com atividades diferenciadas para alunos com diferentes níveis de conhecimento; b) aplicação de práticas vivenciadas em sua infância; c) não discriminação de alunos com dificuldades. Além da extrema coerência entre seus saberes e práticas, o grande comprometimento da professora com o ensino na escola pública, visível tanto na sua atuação com os alunos como nos seus depoimentos, o seu posicionamento crítico, seu espírito, inovador e criativo, que constituem o seu saber-ser, foram fatores fundamentais na configuração da prática pedagógica bem sucedida desta alfabetizadora.
Palavras-chave: professor alfabetizador bem sucedido; saberes docentes; práticas pedagógicas; formação de professores.
ABSTRACT
In spite of investments in educational field, Brazil still continues with serious problems, especially concerning issues related to literacy. It is necessary to search for urgent alternatives to reverse this scenery. To investigate the practice of successful teachers may offer relevant directions to the literacy teacher work, focus of this research. In this context, we have tried to describe the professional trajectory, to analyze the teaching knowledge and activities/tasks which configure the pedagogical practice of the successful teacher, subject of this research, with the aim of understanding the reasons of her success in her teaching task. It is a case study carried out with an effective literacy teacher, belonging to the public school, with great experience in the first years of elementary school. Together with the search for fundaments, two semi-structured interviews were carried out with the teacher, class observation and analysis of her textbooks as well as of the school planning to identify and to analyze the knowledge and the main activities/tasks which integrated her pedagogical practice. Among the identified activities/tasks, we can mention: a) individual orientation and diversified activities for students with difficulty and presenting a slower rhythm; b) evaluation according to the learning level of the student; c) conciliation of recent curriculum proposals with more traditional ones; d) special organization of the classroom, according to the activity to be performed. Some teaching knowledge of this teacher may be listed: a) conscience of the necessity of organizing different activities for students with different knowledge levels; b) use of practices from her childhood; c) no discrimination of students with difficulties. Besides the extreme coherence between her teaching knowledge and practices, her compromise with teaching in public school, visible in her performance with the students, as well as in her speech, her critical position, her creative and innovative spirit, which constitute her knowledge about how to be, were fundamental factors in the configuration of the pedagogical practice of this successful literacy teacher.
Keywords: successful literacy teacher; teaching knowledge; pedagogical practices; teacher formation. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|