|
|
Aluno(a) |
Virginia Pereira da Silva de Avila |
Titulo |
HISTÓRIA DO ENSINO PRIMÁRIO RURAL EM SÃO PAULO E SANTA CATARINA (1921-1952) - uma abordagem comparada |
Orientador(a) |
Profa. Dra. Rosa Fátima de Souza Chaloba |
Data |
19/02/2013 |
Resumo |
RESUMO
Nesta tese, que se insere no campo da História e Historiografia da Educação, mais especificamente relacionada à Nova História Cultural, analisa-se o processo de construção das políticas educacionais para o ensino primário rural em âmbito nacional e suas repercussões nas reformas de ensino na esfera estadual (São Paulo e Santa Catarina), no período de 1921 a 1952. A pesquisa apoiou-se na seleção de documentos comuns (mensagens de governadores, relatórios, decretos, regulamento de ensino, revistas de estatísticas, revista brasileira de estudos pedagógicos e obras de época), por meio dos quais buscou comparar e relacionar os dados concernentes às formas de organização e funcionamento do ensino primário rural, tais como: duração do curso, período escolar, programas, métodos, modelos educativos e expansão do ensino. Com relação ao desenvolvimento da temática, utiliza-se a matriz interpretativa cunhada por Roger Chartier (1990, 1991, 2002). Para esse autor, não há prática ou estrutura que não seja produzida pelas representações contraditórias e afrontadas pelas quais os indivíduos e os grupos dão sentido ao mundo. Quanto aos aspectos metodológicos, optou-se por operar a comparação a partir das proposições de Jürgen Schriewer (1993, 1995; 2000, 2002), Antonio Nóvoa (1998, 2000, 2009) e Le Goff (2005). Para Schriewer (1993), a investigação comparada deve assumir metodicamente uma ponte entre o universal e o particular. No caso da escola, além da sua característica universal a respeito dos aspectos normativos e organizativos, estão presentes elementos socioculturais particulares, que variam de lugar para lugar. Nesse sentido, pretendeu-se não somente distinguir o que é próprio e específico de cada uma das regiões estudadas, mas, sobretudo, revelar a pluralidade de sentidos culturais e históricos que conferiram a esses estados modos universais e ao mesmo tempo tão particulares de pensar e organizar o ensino primário rural. Embora consideradas sinônimos do atraso ou um mal necessário, as escolas primárias da zona rural brasileira desempenharam, à revelia da precariedade de suas instalações e de formação de seus professores, importante papel na difusão do ensino primário nas diferentes regiões do país.
Palavras-chave: História do ensino primário rural; Educação rural; História comparada da educação; Políticas educacionais; Reformas de ensino.
ABSTRACT
This study, inserted in the field of Education History and Historiography, more specifically related to the New Cultural History, aims to analyze the formulation process for educational policies for primary teaching in rural areas, nationwide and its statewide repercussion (São Paulo and Santa Catarina), in the period between 1921 and 1952. The research made use of a selection of documents that were common in both states (messages from governors, reports, decrees, teaching regulations, magazines of statistics, Brazilian magazine of pedagogical studies, related literature produced at the time, among others no less important), sources which helped to compare and relate data concerning the forms of organization and functioning for the primary rural teaching in both states, such as course length, school term, programs, methods, educational models and teaching expansion. In terms of the theme development, the interpretative view coined by Roger Chartier is used (1990, 1991, 2002). For this author, there is no practice or structure that is not produced by contradictory and confronting representations, through which the individuals and the groups give meaning to the world. In terms of methodological aspects, a comparison took place after the propositions by Milton Rodrigues (1938), Jürgen Schriewer (1993, 1995, 2000, 2002), Antonio Novoa (2000) e Le Goff (2005). According to Schriewer (1993), the compared investigation must be responsible for methodically establishing a bridge between the universal and the particular. In that sense, the intention is not only to distinguish what is particular and specific to each of the studied regions but, mainly, to reveal the plurality of cultural and historical meanings that are responsible for the universal and at the same time so particular manner of thinking and organizing the primary rural teaching.
Key-words: History of primary teaching in rural areas; Rural education; Comparative education history; Educational policies; Education reform. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|