UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Adriana Aparecida Pinto
Titulo Nas páginas da imprensa: a instrução/educação nos jornais em Mato Grosso (1880-1910)
Orientador(a) Profa. Dra. Vera Teresa Valdemarin
Data 30/01/2013
Resumo O presente trabalho de tese evidencia possibilidades de estudos para a história da educação matogrossense, tendo na imprensa periódica de circulação geral sua fonte principal. Tem como objetivo compreender a configuração da instrução/educação, com vistas ao ideário de desenvolvimento e progresso, alicerçado no discurso da Modernidade que permeou grande parte dos discursos na transição do regime imperial para o republicano no Brasil. Desse modo, considera–se a imprensa um signo indicativo da Modernidade em Mato Grosso, em virtude de, seja ela especializada em educação ou de circulação geral, não se encontrar em um campo alheio às políticas de (re)organização da sociedade. Ao contrário, atua como força corroboradora, com espaço privilegiado para algumas discussões e, ao mesmo tempo, insere-se no campo das disputas por uma hegemonia no plano das ideias, conferindo àqueles que publicizam seu pensamento nas páginas dos impressos, supostamente, legitimidade no discurso educacional. A imprensa jornalística deveria ser grande defensora dos processos de escolarização e questões ligadas ao ensino, tendo em vista que isso representaria, em primeira análise, aumento substancial do seu público leitor. Isso de fato ocorreu? Como os jornais se posicionaram frente à necessidade anunciada em plataformas políticas por todo o país, na defesa da expansão do ensino, na institucionalização das formas de aprender, na formatação de um modelo de educação que aproximasse Mato Grosso aos países mais desenvolvidos da Europa? De que maneira o Estado de Mato Grosso levou a termo as exigências do mundo moderno, perante as inúmeras dificuldades arroladas nos escritos dos memorialistas e viajantes? Entende-se ser possível mapear esses questionamentos a partir dos dispositivos de imprensa examinados neste trabalho. O exercício prático com esse conjunto de ideias resultou na seleção de 21 (vinte e um) títulos, que estiveram em circulação em Mato Grosso, nas localidades de São Luiz de Cáceres, Corumbá e na capital Cuiabá, entre os anos de 1880 a 1910, cujo levantamento, mapeamento, catalogação e análise se orientou com base na abordagem teórico metodológica da História Cultural. O exame das fontes viabilizou a percepção e identificação de ideias em circulação, bem como de sistemas de referência, ora reforçando o argumento de atraso e isolamento, comumente atribuído ao território Centro Oeste, ora destacando suas potencialidades frente a outras localidades do país. Editores, articulistas, redatores, jornalistas de ofício se tornaram personagens importantes para a educação, afinal traduziram, por meio da sua escrita, determinados modos de ver e entender a sociedade e fazer circular notas sobre a instrução/educação em terras matogrossenses. Por fim, o estudo possibilitou, de modo significativo, compreender que aspectos interessantes da História da Educação podem ser revelados com base em fontes desta natureza, ainda que postas a dialogar com outras de tipologias distintas sem, no entanto, incorrer em uma hierarquização das mesmas. Não se trata, pois, de uma história da imprensa matogrossense, e sim, de um exercício de história da educação, cujas fontes principais foram interrogadas para a compreensão de aspectos educacionais silenciados, potencializando investimentos de pesquisa no campo da história da educação regional, ainda que inserta em âmbito nacional.

Palavras chave: História da educação; Imprensa periódica; Mato Grosso.

ABSTRACT

This thesis states possibilities for studies on the history of the education in Mato Grosso state, having in periodic press its main source. The objective is understanding configuration of instruction/education, considering the development and progress idealism, linked to the Modernity speech, permeating most speeches and discourses during transition from the Empire to the Republic in Brazil. The press is considered an indication of Modernity in Mato Grosso, due to the fact that, being it either specialized on education or of general circulation, they do not find themselves away or diverging from the politics of (re) organization of society. Instead, they act as a reinforcing force, with privileged space for quarrels whilst inserted in the field of disputes for hegemony in the plan of the ideas, supposedly conferring some legitimacy in the educational speech to those who express thoughts through their medium. The journalistic press should be the greatest defender of schooling processes and on questions related to education, since this would represent, in a first analysis, a substantial increase of its own reading public. Has this occurred? How have periodicals put themselves facing the necessity announced in political platforms all over the country, defending expansion in education, the institutionalization learning, and the formatting of an educational model that would put Mato Grosso next to the most developed countries in Europe?
How has the state of Mato Grosso come to terms with requirements of the modern world, before the innumerable difficulties exposed in writings of scholars, and enthusiast philosophers? It is understood to be possible to map these questionings from the examined issues of the press in this work. The practical exercise along with the set of ideas resulted in 21 selected publications that had been in circulation in Mato Grosso, in the cities of Sao Luiz de Cáceres, Corumbá and in Cuiabá, between 1880 and 1910, in which survey, mapping, cataloging and analysis took place according with the methodological theoretical approach to Cultural History. The examination of the sources made possible the perception and identification of ideas in circulation, as well as of reference systems, sometimes strengthening the argument of delay and isolation, commonly attributed to Center West territory, others advertising its potentialities front to other places of the country. Publishers, contributors, editors, journalists had become important characters for education, and translated, through their writing, ways of seeing and understanding society, along with notes on the instruction/education in Mato Grosso territory. Finally, the study helped understanding interesting aspects of the History of Education that can be revealed based on studies of sources of this nature, despite dialogue with other sources of different types being possible, without incurring into any hierarchy whatsoever. Overall. it is not the history of the press in Mato Grosso, but an exercise in the history of education, whose main sources were investigated for the sake of understanding silenced educational aspects, potentializing investments on researches in the field of regional educational history, even if only in national scope.

Key words: History of education; Periodic press; Mato Grosso.
Tipo Defesa-Doutorado
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