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Aluno(a) |
Vilmar José Borges |
Titulo |
MODOS DE REALIZAR ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA: vozes de professores supervisores e professores parceiros na Região Sudeste (Brasil) |
Orientador(a) |
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Data |
18/12/2012 |
Resumo |
Esta pesquisa se insere no campo da formação de professores de Geografia, tendo por objeto de estudo o Estágio Curricular Supervisionado e por objetivo mostrar, por meio de vozes de professores supervisores e de professores parceiros, de que forma o Estágio Curricular Supervisionado tem sido realizado na Licenciatura em Geografia na Região Sudeste do Brasil. Para tanto, as fontes são entrevistas de oito profissionais, dos quais quatro são professores que supervisionam o Estágio Curricular na Licenciatura em Geografia, em instituições federais de Ensino Superior e os outros quatro são professores que recebem estagiários na Escola Básica, que denominamos de professor parceiro. O universo da pesquisa se limitou à instituições situadas cada uma delas nos Estados do Espírito Santo, do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Minas Gerais, sendo duas em cada Estado: uma Instituição Federal de Ensino Superior e uma Escola Básica. Trata-se de uma pesquisa cuja abordagem está no âmbito qualitativo e cuja metodologia empregada para coleta e organização dos dados derivou um híbrido constituído por dois procedimentos que podem se relacionar sem causar danos teórico-metodológicos a cada um, separadamente: História Oral Temática e Análise de Conteúdo. Assim, para coleta dos dados e apoiados nos pressupostos da História Oral Temática, utilizamos de entrevistas semiestruturadas, realizadas no período de setembro a dezembro de 2010, cujo foco temático partiu do pressuposto de que a ampliação da carga horária destinada ao Estágio Curricular Supervisionado na formação docente para o mínimo obrigatório de 400 horas (Resoluções CNE/CP 01 e 02/2002), não garantiu objetivação às suas proposições. Portanto, consideramos que essa objetivação se tem materializado, de uma forma ou de outra, pelos saberes, pensares e fazeres dos professores supervisores e dos professores parceiros diretamente envolvidos com a implantação do Estágio Curricular Supervisionado. As vozes de nossos sujeitos revelam que o desenvolvimento do Estágio Curricular Supervisionado só se pode efetivar, implícita ou explicitamente, por meio de relações formais ou informais de parcerias, pois envolve diferentes sujeitos e instituições na busca por uma melhor formação e atuação docente. No entanto, essas mesmas vozes nos falam da precariedade com que têm sido estabelecidas essas relações, que se limitam mais no âmbito interpessoal e às relações de fato e não de direito. Conclui-se pela necessidade de novos estudos e pesquisas que objetivem profissionalizar as relações de parceria de direito e de fato, conforme apontam Foerste (2005) e Tardif (2008), como caminho para a melhoria da efetivação do Estágio Curricular Supervisionado, de maneira específica , bem como da formação docente como um todo.
Palavras-chave: Formação de professores. Estágio Curricular Supervisionado. Professores de Geografia, Parceria na formação docente.
ABSTRACT
This study belongs to the field of Geography teachers whose object is Supervised Internship and it aims to show, from the voices of supervisor professor and partner teachers, how this Supervised Internship has been carried out in Geography Degree in Brazilian Southeast Region. The source was interview to eight professionals, four supervisor professors of Supervised Internship in Federal Universities and four teachers who receive trainees in Basic School, named as partner teachers. The research universe was limited to the institutions placed in the Brazilian States: Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo and Minas Gerais, being two in each state, one federal university and one basic school. It is a study with qualitative approach whose methodology derived from a hybrid of two procedures which can be related without causing theoretical or methodological damages to each other: Thematic Oral History and Content Analysis. So that, in order to collect data, based on Thematic Oral History postulates, we used semi structured interviews carried out from September to December 2010. The thematic focus presupposed that expanding the workload intended for Supervised Internship in teacher training for the mandatory minimum of 400 hours (Resolutions CNE/CP 01 and 02/2002) failed to ensure objectivity to his propositions. For that, we considered that this objectivity has been materialized in one way or another by knowledge, thinking and doings of professors and partners teachers directly involved with the implementation of Supervised Internship. Our subjectsvoices reveal that the Supervised Internship development can only be effective, implicitly or explicitly by the formal and informal partner relationship because they involve different subjects and institutions in pursuit of improved training and educational performance. However, the same voices tell us the precariousness which these relationships have been established with. They are limited to the in scope and interpersonal relations of fact and not of law. We conclude that it is necessary to carry out further studies in order to professionalize the institutionalization of partnerships in law and in fact, as pointed Foerste (2005) and Tardif (2008) as a way to improve the Supervised Internship as well teacher education as a whole.
Key words: Teacher education. Supervised Internship. Geography teachers. Partnership in teacher education. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
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