UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Daiane Natalia Schiavon
Titulo Prática pedagógica com alunos surdos: sala de recursos e classe comum
Orientador(a)
Data 01/10/2012
Resumo O presente estudo pretendeu analisar o trabalho pedagógico realizado em Sala de Recursos, verificando como ocorre a relação desta sala e a classe regular na organização do apoio ao aluno surdo, bem como identificar a partir da perspectiva da professora habilitada como se dá o atendimento educacional especializado para esses alunos. Constituiu-se numa pesquisa de abordagem qualitativa. Participaram deste estudo cinco professoras, sendo uma professora de Sala de Recursos, habilitada em surdez e quatro de sala comum do ensino regular. Colaborou com a mesma a diretora do Departamento de Inclusão do município. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram observações em Sala de Recursos, entrevistas semiestruturadas com a professora habilitada em surdez e a diretora do Departamento de Inclusão do município e aplicação de questionários com as professoras do ensino regular. Os resultados indicaram que a formação do professor, tanto da Sala de Recursos quanto da sala regular deve ser permeada por práticas pedagógicas diversificadas e estratégias específicas com vistas a contemplar as características e diferenças do aluno surdo, uma vez que ela ocorre por meio de uma constante interação entre a formação inicial e continuada. Apontaram que as práticas pedagógicas utilizadas pela professora habilitada em surdez oportunizaram progressos na aprendizagem desses alunos apontando um desenvolvimento escolar efetivo. As professoras do ensino regular apresentaram estratégias educacionais divergentes, contudo mostraram-se comprometidas com a inclusão desses alunos. Ressalta-se ainda a importância do papel do intérprete de LIBRAS junto ao aluno surdo e a professora da sala comum, viabilizando um ensino específico aos mesmos e atuando como mediador entre o conhecimento.
Palavras-chave: Inclusão escolar; Surdez; Prática pedagógica; Sala de Recursos.

ABSTRACT

The present study intends to analyze the pedagogical work of the Resources Room, how happens the relationship of this room with a regular room organization, and how to support deaf students, as well as identify from the perspective of a qualified teacher how are the specialized educational services for these students. Constituted on a qualitative research study. The study included one Resources Room teacher, licensed in deafness and four teachers from the Regular Education. This study collaborated with the same director of the Municipal Department of Inclusion . The instruments that were used for collecting data were observations at the Resources Room, semi-structured interviews with the enabled teacher on deafness, the director of the Municipal Department of Inclusion, and questionnaires appliance from the teachers of the Regular Education. The results indicated that teacher’s formation, both from the Resources Room and the Regular Education room, must be permeated by diversified pedagogical practices and specific strategies in order to consider the characteristics and differences from deaf students, since it occurs through a constant interaction between the initial and continuous training. The results pointed out that the pedagogical practices used by a qualified in deafness teacher allowed some progress in these students’ learning, indicating an effective school development. Teachers from Regular Education showed different educational strategies, but showed themselves compromised with deaf students’ inclusion. The importance of a LIBRAS’s interpreter is detached to interact with the deaf student and a common teacher, enabling an specific teaching to deaf students and act as a mediator between deaf student and knowledge.

Keywords: School inclusion; Deafness; Pedagogical practice; Resources Room.
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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