UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Mayra Rocha Vollet
Titulo O saber e o não revelar da violência sexual doméstica infantil na dinâmica do profissional escolar
Orientador(a)
Data 30/03/2012
Resumo Pretendeu-se, com o presente estudo, refletir sobre a dinâmica da violência sexual
doméstica infantil em suas diversas manifestações no contexto escolar. Buscou-se
investigar, por meio de entrevistas semi estruturadas, como profissionais escolares
conceituam violência sexual doméstica infantil, se e como identificam estes casos entre
seus alunos e como agem diante da suspeita de violência sexual doméstica infantil.
Embora a notificação desses casos seja impositiva a toda sociedade, a literatura revela o
silêncio da escola diante da violência contra a criança. Refletir sobre quais são os
aspectos subjetivos que dificultam a denúncia da violência sexual doméstica infantil por
parte de profissionais da educação e mantém este silêncio foi o principal objetivo deste
estudo. A partir da análise da fala de cinco profissionais escolares sobre o tema,
abordou-se a respeito das dinâmicas envolvidas no enfrentamento, na manutenção e na
origem da violência sexual contra crianças no seio familiar (ou relações incestuosas), e
seus reflexos na escola e na sociedade. As entrevistas foram gravadas na escola e
analisadas conforme referenciais metodológicos provenientes da análise de conteúdo e
da psicanálise. Foi possível concluir, a partir das respostas de nossos entrevistados, que
o silêncio de profissionais escolares diante da violência sexual contra crianças é uma
realidade e mantém-se por meio de mecanismos psicológicos complexos que exercem
influência sobre a condução do problema e são mediados por constructos sociais e
culturais. Além disso, a realidade institucional descrita pelos entrevistados revela que
ainda pouco se investe na vinculação entre as diversas áreas de atendimento à família
incestuosa, favorecendo o isolamento e o silêncio de profissionais que estão muito
próximos da criança que revela sua vitimização doméstica.
Tipo Defesa-Doutorado
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APG 2.0
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