| 
						
							|  |  
							|  | 
 
		
			| Aluno(a) | Mayra Rocha Vollet |  
			| Titulo | O saber e o não revelar da violência sexual doméstica infantil na dinâmica do profissional escolar |  
			| Orientador(a) |  |  
			| Data | 30/03/2012 |  
			| Resumo | Pretendeu-se, com o presente estudo, refletir sobre a dinâmica da violência sexual doméstica infantil em suas diversas manifestações no contexto escolar. Buscou-se
 investigar, por meio de entrevistas semi estruturadas, como profissionais escolares
 conceituam violência sexual doméstica infantil, se e como identificam estes casos entre
 seus alunos e como agem diante da suspeita de violência sexual doméstica infantil.
 Embora a notificação desses casos seja impositiva a toda sociedade, a literatura revela o
 silêncio da escola diante da violência contra a criança. Refletir sobre quais são os
 aspectos subjetivos que dificultam a denúncia da violência sexual doméstica infantil por
 parte de profissionais da educação e mantém este silêncio foi o principal objetivo deste
 estudo. A partir da análise da fala de cinco profissionais escolares sobre o tema,
 abordou-se a respeito das dinâmicas envolvidas no enfrentamento, na manutenção e na
 origem da violência sexual contra crianças no seio familiar (ou relações incestuosas), e
 seus reflexos na escola e na sociedade. As entrevistas foram gravadas na escola e
 analisadas conforme referenciais metodológicos provenientes da análise de conteúdo e
 da psicanálise. Foi possível concluir, a partir das respostas de nossos entrevistados, que
 o silêncio de profissionais escolares diante da violência sexual contra crianças é uma
 realidade e mantém-se por meio de mecanismos psicológicos complexos que exercem
 influência sobre a condução do problema e são mediados por constructos sociais e
 culturais. Além disso, a realidade institucional descrita pelos entrevistados revela que
 ainda pouco se investe na vinculação entre as diversas áreas de atendimento à família
 incestuosa, favorecendo o isolamento e o silêncio de profissionais que estão muito
 próximos da criança que revela sua vitimização doméstica.
 |  
			| Tipo | Defesa-Doutorado |  
			| Texto Completo |  |  
 |  |  
							|  |  |