UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Maria Helena Bimbatti Moreira
Titulo Educação Especial e Educação: Percepções sobre a formação docente em nível de Pós-Graduação - EaD - no Brasil e em Portugal
Orientador(a)
Data 27/03/2012
Resumo A presente pesquisa tem como objetivo identificar, descrever, e analisar as percepções de coordenadores e docentes que atuam em cursos de Pós-Graduação nas áreas de Educação e Educação Especial, oferecidos na modalidade educação a distancia, em dois contextos: Brasil e Portugal, com o intuito de compreender as semelhanças e especificidades de cada um dos cursos analisados. Para o desenvolvimento da mesma, foram localizadas quatro universidades, que ofereciam cursos na modalidade EaD, sendo duas instituições portuguesas e duas instituições brasileiras, sendo sujeitos dois coordenadores e quatro professores, em cada um dos contextos, perfazendo um total de doze participantes. No tocante à análise bibliográfica, constatou-se uma notória expansão dos estudos referentes à EaD, entre as décadas de 1990 e 2000 passando de um enquadramento mais generalizado, para questões mais específicas do ambiente online. Já a perspectiva teórica, foi construída a partir da reflexão sobre a crescente evolução da educação a distância, passando pelas disposições legais que a sustentam, até chegar as questões específicas referentes a Educação Especial e Educação Inclusiva, apresentando aspectos referentes ao deslocamento da formação presencial para a EaD com o intuito de compreender este movimento e dar contorno aos aspectos críticos que balizam a expansão da educação a distância no cenário nacional Para coleta dos dados foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas. Em seguida, buscou-se localizar as dimensões, os indicadores e os sub-indicadores como forma de análise, separado o contexto português do brasileiro, para posteriormente entrelaçar os dados na composição dos resultados que indicaram significativas diferenças entre os dois países, especialmente quando considerado o modelo pedagógico das instituições pesquisadas, além de importantes considerações sobre o papel do professor/tutor online, sobre a importância da capacitação docente para atuar na educação a distância, sobre o uso do ambiente virtual e sobre a relação professor/tutor numa perspectiva humana, chegando até ao uso seguro da educação a distância como um desafio a ser enfrentado especialmente quanto a identidade do aluno e de suas postagens no ambiente virtual. No mais, a EaD foi considerada como uma importante modalidade de acesso a educação, muito embora, se mostre mais eficaz em nível de pós-graduação, apesar de ainda estar vinculada a um suposto ceticismo com relação à sua eficácia, especialmente quando considerados aspectos mercadológicos que interferem na qualidade dos cursos oferecidos, Desta forma, depreende-se que é preciso separar quais são os limites da educação a distância em si e quais são os limites institucionais, especialmente quando estão mais vinculados a questões comerciais em detrimento das pedagógicas. Frente às razões expostas, julga-se que o presente trabalho possa colaborar com as discussões sobre a formação docente em nível de pós-graduação no cenário educacional nacional.

Palavras-chave: Educação, Educação Especial, Educação a Distância, Formação Docente; Pós-Graduação.

Abstract

This work aims to identify, describe and analyze the perceptions of coordinators and professors who work in graduate courses in Education and Special Education areas, offered as distance courses, in two contexts: Brazil and Portugal, with the objective of understanding their similarities and specificities. We have located four universities that offered distance courses, two Portuguese and two Brazilian institutions, and as subjects we located two coordinators and four professors, in each context, in a total of twelve participants. During the bibliographical analysis, we found out a notorious expansion of studies concerning the Distance Education, between the decades of 1990 and 2000, starting from a general framework to more specific issues of the online environment. The theoretical perspective was built from the reflection upon the increasing evolution of the distance education, focusing on its legal dispositions, and even specific issues related to Special Education and Inclusive Education, presenting aspects concerning the transference of the presence formation to the distance education aiming to understand this movement and to shape the critical aspects that delimit the expansion of the distance education at the national scenery. We used semi-structured interviews for the data collection. After that, we accomplished to locate the dimensions, indicators and sub-indicators separating the Portuguese from the Brazilian context, in order to afterwards join the data in the composition of the results that indicated significant differences between both countries, especially concerning the pedagogical model of the institutions, besides important considerations about the role of the online professor/tutor, the importance of teachers’ formation to work at distance education, about the use of virtual environment and the relation between professor/tutor according to a human perspective, reaching the safe use of distance education as a challenge to be faced specially according to the student’s identity and his/her postings in the virtual environment. Moreover, the distance education was considered an important type of access to education, even though it is seen as more efficient in graduate courses, and it is still linked to a supposed skepticism concerning its effectiveness, especially when we considered market aspects that interfere in the quality of the courses offered. Therefore, it is necessary to separate the limits of the distance education itself as well as the institutional limits, especially when they are linked to commercial issues over the pedagogical ones. Finally, we understand that the present work may collaborate to the discussions about the teaching formation concerning graduate courses in the national education scenario.

Keywords: Education, Special Education, Distance Education, Teaching Formation; Graduate Studies.
Tipo Defesa-Doutorado
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