UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Micael Carmo Cortes Gomes
Titulo PORTAS ENTREABERTAS: Em Busca de uma Educação Sensível a partir das Imagens, Espaços e Narrativas com Teatro-Educação
Orientador(a)
Data 29/03/2012
Resumo Este estudo teve o objetivo analisar pistas de uma Educação Sensível por meio de uma Pedagogia do Teatro a partir de um “saber e saber-fazer” Teatro-Educação em práticas educativas. O trabalho fundamenta-se na Sócio- Antropologia do Cotidiano, tendo por referência a Sociologia do Cotidiano, os estudos da razão sensível de Michel Maffesoli. Com base nos procedimentos metodológicos, optou-se pela pesquisa Etnográfica, delimitando o terreno ao qual o pesquisador permaneceu como observador-participante, isto é, no interior de um galpão denominado como “Escola do Presídio” do Interior do Estado de São Paulo e os informantes dessa investigação, os “monitores culturais” detentos. Entre os meses de maio de 2008 e novembro de 2009, foram realizadas observações, anotadas em diário de campo, a partir do contato com o grupo local (Centro de Trabalho e Educação e os Monitores - privados de liberdade) bem como um levantamento sobre o cotidiano dessa escola (documentos da instituição, atividades culturais, aulas dos monitores, desenhos, maquetes da escola, fotos e filmagens) e, ao longo dessa investigação, atividades de cunho artístico-pedagógico a partir da inserção da Pedagogia do Teatro: Teatro-Educação, realizadas pelo pesquisador como, por exemplo: Grupo de Estudos; Laboratório do Brincar com Teatro; Pesquisa Cênica (Confecções de Máscaras para a representação de sua dramaturgia autobiográfica de Si) e as entrevistas semi-estruturadas com os seis monitores envolvidos tanto no trabalho da escola (distribuídos entre as áreas de Alfabetização de Jovens e Adultos, os Ciclos I, II (I - 1ª a 4ª -, II - 5ª a 8ª - e o Ensino Médio) quanto nessa investigação. Assim, o diário de campo confeccionado permitiu a descrição do universo vivido entre o pesquisador e os seis informantes da pesquisa que estão inseridos. A geração de dados constituiu a partir dos registros audiovisuais (fotoetnografia, videoetnografia), observação sistemática, etnobiografia e as entrevistas filmadas. Assim, essa investigação previligiou as imagens, os espaços e as narrativas como possibilidades de evidenciar pistas de uma educação sensível a partir de uma experiencia artistico-pedagógica e, assim, produzir um conhecimento a partir do não-racional, dos sentimentos, das emoções, das paixões, das tragédias, dos sentimentos e da ludicidade tendo aí, a razão sensível como sustentação teórica para essa aventura com a Ciência e a Arte, nesse caso, com Teatro-Educação em práticas educativas.

Palavras- chave: Sócio- Antropologia do Cotidiano. Pedagogia do Teatro: Teatro-Educação. Razão Sensível. Educação Sensível. Imagem. (Auto)biografia. Experiência Educativa. Etnografia.

ABSTRACT

This study aimed to analyze the tracks of a Sensitive Education through a Pedagogy of the Theatre from a "Knowledge and Know-Do" Theatre Education in educational practices. The work is based on the Socio-Anthropology of Everyday Life as a reference to Everyday Sociology and Michel Maffesoli’s studies of the Sensitive Reason. Based on the methodological procedures, we chose for Ethnographic Research, limiting the field to which the researcher remained as an observer-participant, to a building called the “School of the Penitentiary,” located in the interior of Sao Paulo, and the informants of the research, called “Cultural Monitors,” were the inmates. Observations were done from May, 2008 to November, 2009, and reported in a field journal based in the contact with the local group (Center for Labor and Education and the monitors (in custody) ), as well as a survey on this school daily life (documents of the institution, cultural activities, tutoring sessions, drawings, models of school, pictures and movies), and throughout this research, pedagogical-artistic activities based on Pedagogy of the Theatre: Theatre-Education, conducted by the researcher, such as: study group; theatre lab; scenic research (production of masks for the representation of an autobiographical drama) and semi-structured interviews with 06 (six) monitors, involved both with school work (distributed among the areas of adult and youth literacy , cycles I (1st to 4th grades) and II (5th to 8th grades) and High School as in this investigation and with this research. Thus, the field journal allowed the description of the common universe shared with the researcher and the six informants included in the study. Data generation was consisted of audio-visual records (photo ethnographic, video ethnographic), systematic observation, ethno biographic and video interviews. Thus, this research focused on the images, the spaces and the narratives, as possible clues to reveal a sensitive education from an artistic and pedagogical experience, and as a result produce knowledge from the non-rational, the feelings, the emotions, the passions, the tragedies, the feelings, and the playfulness, having the sensitive reason as theoretical support for this adventure with the Science and Art, and in this case, with Theater-Education practices.

Keywords: Socio-Anthropology of Everyday Life. Pedagogy of the Theatre: Theatre-Education. Sensitive Reason. Sensitive Education. Image. (Auto) biography. Educational Experience. Ethnography.
Tipo Defesa-Doutorado
Texto Completo

APG 2.0
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