UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Aline Reck Padilha Abrantes
Titulo Escola inclusiva: uma leitura possível a partir das elaborações Lacanianas dos quatro discursos
Orientador(a)
Data 28/03/2012
Resumo A estrutura dessa tese é a extensão da pesquisa realizada na dissertação de mestrado. A inclusão, eixo deste percurso que se iniciou em 2004, teve seus efeitos iniciais com o estudo de caso da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental – Centro Integrado de Desenvolvimento – CID, dissertação defendida em 2007. No entanto, as inquietações com os resultados obtidos originaram a fundamental questão deste trabalho: O que sustenta o trabalho da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Centro Integrado de Desenvolvimento - CID com a inclusão?A incursão nesta jornada teórica se iniciou com a apresentação da escola e seu funcionamento, para em seguida, diferenciar esse funcionamento do grupo teorizado por Freud, e aproximar da “escola” proposta por Lacan. A partir desta orientação direcionamos nosso foco para a estrutura discursiva da escola aonde recorremos às formulações teóricas de Lacan sobre o inconsciente e a linguagem. Para tanto, retomamos a teoria freudiana sobre o mito Totem e Tabu e o complexo de Édipo. Em seguida, tentamos acompanhar o percurso de Lacan sobre o Nome-do-Pai para obtermos suporte teórico e articularmos estes conceitos já trabalhados, ao discurso da escola que apresenta como significante a “inclusão” e revela sua posição política em contraponto ao discurso social dominante. Por fim, retomamos os dados obtidos, mais especificamente as falas dos profissionais desta escola e, sustentados na teoria de Lacan sobre os discursos, averiguamos e formalizamos a hipótese inicial de que o trabalho desta escola com a inclusão se sustenta nos giros discursivos.

Palavras – chave: Educação. Inclusão. Discurso. Psicanálise. Sujeito.

ABSTRATC

This thesis’ structure it’s an extension of a research done in my mastering degree dissertation. The Inclusion – course’s topic since 2004 – had its firsts effects with a study case from Fundamental and Childish Education School - Integrated Development Center – IDC, this essay defended in 2007. However, the nuisance about results raised the main question of this research: What’s maintains the work of the Fundamental and Childish Education School IDC with inclusion? This theory journey’s plunge has begun with a school presentation and its inner processes, for then, pointing out the differences of these inner processes from group according Freud’s theory, and make an approaching to the “school” proposed by Lacan. Based on this orientation, we direct ours aims to the school discursive structure where we laid on Lacan’s theory formulations about unconscious and language. So, this leads us to retake Freud’s theory about: Totem and taboo myth and Edipo Complex. And then, we try to follow Lacan’ streamline over the Father’s-Name to obtaining theoretical support and binding together those already worked concepts with the school speech which presents the “inclusion” as significant and reveals its political position as counterpoint to the dominant social speech. At last, we retake the obtained data, more specifically the professionals’ speeches from the research’s school and based on Lacan’s theory of discourses, we’ve checked and formalized the initial hypothesis which is: this school’s work with the inclusion is sustained by discursive gyre.

Key-Words: Education, Inclusion, Discourse, Psychoanalysis, Subject
Tipo Defesa-Doutorado
Texto Completo

APG 2.0
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