UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) LUCIENE CERDAS
Titulo As práticas de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental e suas relações com os saberes docentes a partir das pesquisas contemporâneas em educação
Orientador(a)
Data 30/03/2012
Resumo O objetivo desta tese consiste na organização, síntese e análise dos conhecimentos produzidos pelas pesquisas em relação às práticas e aos saberes dos professores alfabetizadores, na perspectiva de que a experiência na docência representa uma das fontes de constituição dessas práticas e saberes, ao lado das trajetórias pessoais de vida e de formação para a profissão, e são, portanto, capazes de gerar subsídios para uma reflexão acerca da alfabetização. Realiza-se, para tanto, uma pesquisa bibliográfica, na qual são analisadas teses e dissertações produzidas entre 2005 a 2009 nos programas de Pós-Graduação em Educação do Estado de São Paulo com foco as práticas e saberes de professores alfabetizadores. Essas pesquisas foram selecionadas no Banco de Teses da Capes, resultando em 32 trabalhos analisados na íntegra. Esta tese busca, desse modo, responder aos seguintes questionamentos: a partir das pesquisas é possível conhecer quais as práticas e os saberes que fazem parte da cultura alfabetizadora dos professores? As pesquisas revelam elementos influenciam a constituição dessas práticas e saberes? A partir das pesquisas é possível identificar aspectos de reprodução e inovação nas práticas e saberes dos alfabetizadores? As pesquisas evidenciam o papel das práticas pedagógicas no processo de consolidação dos saberes docentes? Verifica-se que há entre os anos de 2005 e 2009 uma produção constante de pesquisas sobre as práticas e os saberes na alfabetização, cujo conhecimento produzido merece ser organizado, identificando-se não só as tendências teóricas e metodológicas dessas pesquisas na área da educação, mas também ressaltando suas contribuições para as reflexões sobre a alfabetização das crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A análise das pesquisas foi feita a partir de autores que tratam das práticas e saberes docentes, entre eles destacam-se Gimeno Sacristán, Jackson, Charthier, Mercado, Tardif, Borges, Gauthier, et al, entre outros. Os resultados obtidos, organizados em quadros, tabelas e figuras e analisados com base no referencial teórico norteador da pesquisa, confirmam a hipótese que orienta esta tese de que as práticas e os saberes de professores alfabetizadores, já identificados pelos pesquisadores, trazem indícios de uma cultura sedimentada sobre a alfabetização, bem como sobre aqueles elementos que caracterizam rupturas e/ou reelaboração dessas práticas e saberes adquiridos ao longo de sua carreira profissional e na experiência e prática de alfabetizar. As pesquisas deixam entrever permanências e mudanças nas práticas e saberes dos professores alfabetizadores que caracterizam um ciclo inovador que se dá pela inserção de outros procedimentos de ensino a partir da prática ou cultura objetiva.


Palavras chave: Alfabetização. Práticas de alfabetização. Saberes docentes. Ensino Fundamental. Pesquisa bibliográfica.
Tipo Defesa-Doutorado
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