|
|
Aluno(a) |
Euzânia Batista Ferreira Andrade |
Titulo |
O professor na educação infantil: concepções e desenvolvimento profissional no ensino da arte |
Orientador(a) |
|
Data |
30/03/2012 |
Resumo |
Nesta pesquisa de Doutorado em Educação Escolar, discute-se a importância da arte na educação infantil e a necessidade de formação artístico-cultural consistente aos professores da infância. O trabalho desenvolvido tem como foco a problemática do espaço da arte em suas trajetórias formativas e a responsabilidade polivalente do professor. Apresenta as dificuldades encontradas na ampliação do repertório artístico-cultural relativo à sensibilização e à criatividade das crianças,
quando o próprio professor tem seu repertório artístico-cultural limitado. É bastante difícil cobrar um conhecimento que não faz parte do seu próprio acervo, em um momento em que discursos defendem e valorizam as produções simbólicas das crianças e que têm difundido a relevância das múltiplas linguagens. Não podemos esquecer-nos da necessidade de pensar que tipo de formação está sendo oferecida aos professores da infância. Foram analisadas situações em que o professor
desconhece a criança e a cultura na qual esta está inserida; da mesma forma, despreza-se o fato de se conhecer e considerar também o professor, que é responsável pela sua formação artística.
Desse modo, além do limiar de se pensar a formação estética, atrelada à trajetória escolar, partese do pressuposto de que, para isso, temos de considerar as experiências estéticas e as conexões sempre estabelecidas na relação com as diferentes linguagens artísticas. O material que subsidia as análises realizadas neste texto toma como base questionários realizados pelo G.P.E.I. - Grupo
de Pesquisa em Educação Infantil com professores de Centros de Educação e Recreação (CER), pesquisa de campo em um CER e questionário realizado com alunos do último semestre de um curso de pedagogia. A pesquisa foi realizada em uma cidade do Interior do Estado de São Paulo.
Palavras-chave: Formação Artística; Ação e Discurso do Professor; Educação Infantil.
ABSTRACT
In this work of School Education, we discuss importance of the art to children education and the need of a consistent formation in artistic-cultural to the childrens teachers. The developed work has as main focus the problem of space of the art and in its formative trajectory and the polyvalent responsibility of the teachers. It shows the difficulties that they found in the enlargement of points artistic-cultural relative to the sensibility and creativity of the children, when the teacher has their own artistic-cultural points limited. It is very difficult to call a knowledge that doesnt make part of their own points in a moment in that the speeches and points defend and valorize the symbolic productions of the children, which have showed the importance of many languages. We cant forget the necessity to think about which kind of formation is being
taught to teachers of children. Situations were analyzed where the teacher doesnt know the
children and the culture in which they are inside, as is unconsidered the fact of know and
consider the teacher who is the responsible to their artistic formation. By the way, besides of
think the esthetic formation, joined to the school trajectory, we begin that for this, we must consider: the esthetic experience and the relations established always in the relation with different artistic languages. The material that enforce the analyses realized in this text has as basis the interviews in the research realized by GPEI - Grupo de Pesquisas em Educação Infantil and the analyze of esthetic showed by CERs - Centros de Educação Infantil (Centers of Children Education), in a inner city in the state of São Paulo, having as main focus one CER in a suburb district of the city.
Keywords: Artistic Formation; Teachers Action and Discourse; Children Education. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|