UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Samuel Luis Velazquez Castellanos
Titulo A Representatividade do livro escolar no Maranhão Império: Produção, circulação e uso
Orientador(a)
Data 27/03/2012
Resumo Nesta pesquisa procurou-se compreender a representatividade dos livros escolares no Maranhão Império, tendo como recorte a sua produção e uso nas instituições escolares públicas e particulares de instrução primária e secundária. Procurou-se desvelar o universo do livro a partir dos jornais e dos seus agentes como os escritores, tipógrafos, redatores e colaboradores, que usaram este veículo para divulgarem suas idéias, criticar seus adversários e/ou se defenderem de diferentes formas de acusações e para, além disso, nos interessou em especial, verificar a importância da imprensa como lugar privilegiado da sociedade maranhense para reivindicar, criticar e oferecer para compra e doação, livros de diversa natureza e, em particular, os que se destinavam ao ensino das primeiras letras e das cadeiras ensinadas no secundário, com relevo ao Liceu Maranhense. Tratou-se de relacionar a produção, circulação e uso dos livros a um leitor escolarizado, mas também se buscou compreender outros lugares de leitura, exterior às escolas, como o gabinete de leitura, as bibliotecas e as conferências populares e pedagógicas. Relacionou-se a produção, distribuição e uso dos livros a partir das necessidades e interesses prementes para a organização, o funcionamento das escolas e para a uniformização dos saberes onde os livros exerciam particular importância nesse desiderato. Discorreu-se sobre o processo de adoção, aprovação ou rejeição dos livros pelos órgãos de competência do governo como a Congregação do Liceu ou o Conselho da Instrução Publica e os seus atores como os Presidentes da Província, Inspetores da Instrução Pública, Delegados Literários e professores. Verificou-se a procedência, as temáticas e os autores das obras utilizadas pelos escolares no período oitocentista com destaque para os maranhenses que escreveram livros destinados a este público. Portanto, nesta pesquisa referenciam-se os fundamentos teóricos e metodológicos da história cultural e da história do livro escolar, tendo como objetivo central, analisar a produção, circulação e uso dos livros escolares verificando sua representatividade na instrução do Maranhão Império. Utilizou-se uma diversidade de fontes, sendo os jornais maranhenses a primária e primeira, posto que a partir dos anúncios e artigos, outras foram se fazendo presente como os relatórios de Presidentes de Província, dos Inspetores da Instrução Pública e dos Delegados Literários e as correspondências trocadas entre várias autoridades escolares e o governo. A investigação possibilitou inúmeros resultados, os quais se destacam: os jornais no cenário da sociedade maranhense do Oitocentos foram o mais relevante meio de divulgação do cotidiano da Província ao mesmo tempo em que estimulou a qualidade dos impressos produzidos pelas inúmeras tipografias, que colocou em relevo os livros que circularam em seu território e de outros espaços brasileiros. Os livros aprovados, adotados nas instituições de ensino eram oriundos de vários países, de outras províncias brasileiras que concorriam com as obras produzidas por autores maranhenses como Sotero dos Reis, Cesar Marques, Antonio Coqueiro, Antonio Marques Rodrigues, dentre outros que tiveram seus livros por longos períodos adotados nas escolas locais. Conclui-se que esta pesquisa trará importantes contribuições para o campo da educação escolar maranhense no que se refere aos livros produzidos, adotados e usados durante o período imperial.

Palavras-chave: Livros Escolares maranhenses. Instrução pública no Oitocentos. Imprensa periódica e educação. Cultura material escolar.

ABSTRACT

With this research the candidate aimed at analysing the representation of school books in Maranhao Imperio, within the scope of their production and use at public and private primary and secondary schools. The candidate aimed at discovering the world of the book, based on newspapers and related activities as typography, redaction and contributors who use the book to a wide range of purposes. These include publicising their ideas; criticise their opponents and/or defend themselves from different prosecutions. It was interesting to verify the importance of the press as a privileged means of claiming, criticising and offering to sell different types of books e.g. the ones teaching to read and write and topics taught in secondary school. The candidate establishes a link between the production, transmission and use of books to an instructed reader. He also aimed to understand the scope of reading venues outside the school, e.g. the Gabinete Português de Leitura; a Biblioteca Pública Provincial and the private libraries; popular and educational gatherings, amid other social places. The candidate established a link between the production and distribution of school books based on its needs and underlying organisational and functional interests aimed at knowledge standardization. This research also covers the adoption, approval, replacement and veto of school books by Governmental bodies, e.g. Congregação do Liceu or Conselho da Instrução Pública and their stakeholders, particularly the Presidentes da Província, Inspetores da Instrução Pública, Delegados Literários and the teachers. The candidate verified the origin, the themes and the authors of the books used by the scholars in the 1800, notably the maranhenses who wrote books targeting that public. As a result reference is made to theoretical and methodological grounds of cultural and school book History. The purpose was to analyse the production, transmission and use of school books, so that their representation in Maranhão Império could be analysed. The candidate used a wide range of sources, chief among them, maranhense newspapers as their articles and announcements worked as the starting point for other sources e.g. Presidentes de Província, Inspetores da Instrução Pública and Delegados Literários reports, as well as correspondence between school authorities and the government. The research made possible countless results, chief among them the fact that newspapers in maranhense society 1800 environment: were the most important daily news spreading means in the province; encouraged the quality of the prints of several typographies thus contributing to the importance of school books in its territory and Brazil in general. The books approved and adopted by the school institutions came from different countries and other Brazilian provinces. These competed in the book market and school venues with pieces by maranhense authors e.g. Sotero dos Reis, César Marques, Antonio Coqueiro, Antonio Marques Rodrigues, among others, whose books were used in local schools. The candidate concludes that this research provides an important contribution to Maranhão Education History with respect to school books conceived, produced, adopted and used in school venues in the imperial period. It also contributes to the Book History and Maranhão Reading History.

Key-words: Maranhense school books. Public instruction in 1800. Periodical press and education. Material school culture.
Tipo Defesa-Doutorado
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APG 2.0
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