UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Débora Raquel da Costa Milani
Titulo Contemporaneidade e educações: mídias digitais nas culturas juvenis
Orientador(a)
Data 27/03/2012
Resumo A bacia semântica, que funda o referencial teórico metodológico desta pesquisa, assenta-se nos autores: Michel Maffesoli, Edgar Morin, Paulo Freire, Paula Carvalho, Pierre Lévy, dentre outros. Este trabalho tem por objetivo delinear possíveis caminhos de investigação, observação e análise sobre os impasses contemporâneos, colocados pelas culturas juvenis, no cotidiano escolar e, para além dele, especificamente do currículo cultural mediatizado pelas novas tecnologias da informação. A metodologia utilizada foi a pesquisa de tipo etnográfico, por se tratar de uma pesquisa de campo que favorece a finalidade de mapear a instituição escolar e as práticas juvenis inseridas no contexto dos desafios tecnológicos e midiáticos. Investigar hoje as interfaces entre as educações, as culturas juvenis e os artefatos dos novos meios de comunicação e informação torna-se questão emergente, uma vez que, dentro de uma concepção de currículo ampliada para os espaços de desenvolvimento do saber, os artefatos culturais, construídos para além dos muros escolares, influenciam de modo efetivo as educações, interferem nos currículos escolares e nos conhecimentos dos educandos a respeito de si, dos outros e das culturas produzidas cotidianamente. Considerou-se, assim, enquanto norte para esta pesquisa, o paradigma holonômico, na medida em que o mesmo nos permite pensar uma nova organizacionalidade. A partir dele nos foi permitido organizar a esfera da ação e o vislumbrar da dimensão simbólica, que dá entorno às questões investigadas. Como resultado da pesquisa observou-se que os jovens de uma escola pública da região de Matão, Estado de São Paulo, Brasil, não se conformam às pressões materiais, ao contrário, querem influenciar o mundo em que vivem a partir da criação de novas maneiras de vivência da cultura. Daí a preferência pelas mídias digitais, pois, através delas, são desenvolvidos outros modos de percepção de tempo e espaço e novas técnicas cognitivas. Conclui-se, assim, que há a imprescindibilidade da articulação entre o conhecimento da realidade do cotidiano das culturas juvenis e a utilização das tecnologias da informação e comunicação, com vistas ao favorecimento dos currículos escolares.

PALAVRAS-CHAVE: Mídias Digitais. Culturas Juvenis. Educações. Contemporaneidade. Currículo

ABSTRACT

The semantic basin, which supports the theoretical and methodological references in this research, is based on the following authors: Michel Maffesoli, Edgar Morin, Paulo Freire, Paula Carvalho, Pierre Lévy, and others. The present work aims to outline possible ways of investigation, observation and analysis of contemporary impasses, presented by juvenile cultures, in daily school life and, beyond that, specifically in the cultural curriculum mediated by new information technologies. The methodology used was research of the ethnographic type, considering that it is a field research which favors the objective of mapping the academic institution and juvenile practices inserted in a context of technology and media challenges. Nowadays to investigate interfaces between different types of education, juveniles cultures and the artifacts of the new means of communication and information becomes an emergent question, considering that, within a conception of curriculum expanded to spaces of knowledge development, the cultural artifacts, built beyond school walls, effectively influence types of education, interfere with school curriculums and with the knowledge the students have about themselves, the others and cultures produced daily. Thus, it was taken into consideration, as a north to this research, the holonomic paradigm, to the extent that it allows us to think of a new organizability. Having the holonomic paradigm as a start point, we were allowed to organize the sphere of action and the glimpse on the symbolic dimension, which outlines the questions that were investigated. As a result, it was observed that youngsters of a public school in the region of Matão, São Paulo Stade, Brazil, don't comply with material pressure. On the contrary, they want to influence the world they live in starting from the creation of new ways of living the culture, which results in a preference for digital media. Through them other ways of space and time perception as well as new cognitive techniques are developed. Therefore, it can be concluded that it is essential to promote the articulation between the knowledge of the reality of juvenile cultures daily life and the use of information technologies and communication, seeking the favoring of school curriculums.

KEYWORDS: Digital Media. Juvenile Cultures. Education. Contemporaneity. Curriculum.
Tipo Defesa-Doutorado
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APG 2.0
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